Kamala Devi Harris é natural de Oakland, Califórnia e nasceu em 1964. Dona de uma presença poderosa, acaba de ser pioneira duas vezes. Foi escolhida, ao lado de Joe Birden, como a primeira vice-presidente mulher dos Estados Unidos e a primeira pessoa negra ou de origem asiática a assumir o cargo.
Ela vem de uma família bastante incomum nos Estados Unidos na década de 1960. Sua mãe, a indiana Shyamala Gopalan, mudou-se para a América aos 19 anos para estudar ciência. Lá fez seu doutorado e atuou na pesquisa do câncer de mama.
Seu pai, o jamaicano Donald Harris, emigrou para para estudar Economia, na universidade de Berkeley. Depois de formado, passou a lecionar e hoje é professor emérito na também reconhecida Universidade de Stanford.
Os dois se conheceram nos protestos contra a guerra do Vietnã e deram o nome da primeira filha Kamala que significa “flor-de-lótus.” Com a obstinação herdada dos pais, ela formou-se advogada e em 1990 e começou a trabalhar na Procuradoria do Estado da Califórnia. Tempos depois, se candidatou para o caro de Procuradora de São Francisco e venceu, se tornando a primeira promotora distrital negra da história da Califórnia.
Em 2010, se candidatou ao cargo de Procuradora-Geral da Califórnia e foi novamente eleita; em 2014, foi reeleita para a posição.
E agora, em 2020, Kamala coroa seu pioneirismo, tornando-se a primeira mulher eleita vice-presidente dos Estados Unidos, presenteando o mundo com uma famosa gargalhada e um estilo único!
Como Vice-Presidente, Kamala vai morar a apenas 4km da Casa Branca, na Number One Observatory Circle, construída em 1893, junto com seu esposo, o advogado Douglas Emhoff. Casados desde 2014, o casal se conheceu em um blind date, organizado por uma amiga.
Eles não possuem filhos juntos, mas Douglas é pai de Cole e Ella, frutos de seu primeiro casamento. Harris se dá tão bem com os enteados que elas a chamam carinhosamente de “Momala”, uma brincadeira com as palavras “mãe” e o nome dela: Kamala. Cute!
Seja bem-vinda, Kamala!