No mês dos 192 anos de José de Alencar, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), em parceria com o Theatro José de Alencar (TJA), realiza o webinário “José de Alencar, 192 anos: novos olhares” nos dias 27 e 28 de maio. Com mesas intituladas “Literatura e Ciência” e “Literatura e Política”, o webinário é voltado a professores, estudantes, pesquisadores especializados nos estudos literários, da cultura, do patrimônio, da biografia e da memória e ao público em geral interessado no tema.
Como o escritor tem sido recepcionado na atualidade? Que olhares elaboramos em torno da sua obra? São algumas das perguntas que norteiam o webinário que objetiva debater o modo do escritor de fazer literatura e como estabeleceu, através de sua narrativa romanesca, a invenção de um Brasil do século XIX na cultura letrada.
“É inegável a relevância de José de Alencar na cultura brasileira. Fundamental, portanto, revistar sempre o universo literário de Alencar sob a perspectiva histórica, política, estética, simbólica e trazer à luz do debate novos olhares sobre a vida e a obra do autor na atualidade”, destaca Suzete Nunes, gestora executiva da BECE.
A mesa “José de Alencar: Literatura e Ciência” abre o webinário no dia 27/5, às 10h, e contará com a participação dos professores e pesquisadores Marcelo Peloggio e Eleuda de Carvalho . O encontro tratará de decifrar os aspectos da escrita alencarina quando da sua relação com o projeto de civilização do período, tendo no português o elemento central e aglutinador.
Com a participação dos também pesquisadores e professores Sarah Diva e Tiago Coutinho, a mesa “José de Alencar: Literatura e Política” encerra o webinário no dia 28/5, às 10h. Os palestrantes abordarão os pormenores da escrita literária do autor e suas vinculações e embates na política do Império. Uma oportunidade de reflexão acerca dos sentidos e leituras possíveis sobre o autor de Iracema na contemporaneidade.
“Contar com a parceria da BECE para a promoção da leitura, literatura e produção de conhecimento é uma saída para qualificar o TJA num campo de extrema necessidade nesses tempos em que se adensa uma ação em rede dos equipamentos culturais e também se alinha às diretrizes dos equipamentos à política cultural do Governo”, destaca Pedro Domingues, diretor do Theatro José de Alencar.
O webinário acontece no Youtube da BECE e as mesas serão mediadas por Rodrigo Ribeiro, Doutor em História Social pela UFC e Coordenador de Pesquisa, Acervo e Conhecimento da BECE, que destaca: “José de Alencar alinhavou a sua narrativa literária ao ideal de nação e de Brasil ansiado pelo Império no século XIX. Um ideal, ressalte-se, lusófilo. Soube, mediante os pormenores da linguagem, expor o seu conhecimento acerca da botânica e da geografia: áreas do conhecimento recorrentes à invenção e à representação de um passado glorioso aos brasileiros. É um autor fundamental. Contudo, deve ser historicizado e interpretado a partir de um presente que reclama reivindicações e [re]feituras da memória.”
Serviço
Webinário “José de Alencar, 192 anos: novos olhares”
Dias 27 e 28 de maio, às 10h
Mesas: “Literatura e Ciência” (27) e “Literatura e Política” (28)
CPBT 30 Anos: “Minutos de Zé” (27 e 28)