Há um ano a praia do Cumbuco foi palco do Winds For Future, um movimento global com objetivo de unir ativistas e empreendedores de impacto na busca de soluções inovadoras para um futuro sustentável. Palestras, bate-papos e oficinas marcaram o evento, que também entrou para a história do esporte com a quebra do record mundial de Kitesurf: 596 kitesurfistas velejaram juntos e percorreram 1.638 km para quebrar a marca anterior, realizada na Inglaterra, que era de 423 pessoas ao mesmo tempo na modalidade.
Em comemoração à esse feito, o Winds For Future irá realizar uma live no próximo dia 26 de setembro, a partir das 10h, para comemorar 1 ano do festival de inovação ambiental e social e da quebra do recorde mundial com o maior desfile de kites do mundo, velejando na Praia do Cumbuco, no Ceará.
A festa online intitulada Viva Cumbuco marca a data de realização do primeiro evento do movimento W4F, que atua desde 2019 com uma série de ações visando o desenvolvimento sustentável da região.
A live tem como um de seus objetivos arrecadar fundos para a campanha Viva Cumbuco que durante a pandemia distribuiu cestas básicas para mais de 200 famílias da praia e comunidades adjacentes e que agora utilizará os recursos para outras ações de sustentabilidade em prol de comunidades carentes.
No pico da Covid-19, momento em que o turismo da praia parou e deixou centenas de famílias sem renda, as doações individuais e de parceiros como a Qair, empresa do setor de energias renováveis, que acreditou no projeto, proporcionando um prato de comida na mesa dessas famílias, contribuindo ainda para a melhoria do índice dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mais especificamente para o ODS 2 Fome Zero.
“A Qair é uma empresa que se preocupa em fazer a diferença não só dentro do nosso ramo, mas através de projetos socioambientais. Fazemos parcerias com instituições e causas que realmente criem soluções para o desenvolvimento econômico e socioambiental do país, principalmente em tempos de pandemia, que estamos vivendo agora. Acreditamos que apoiar iniciativas como o Viva Cumbuco e o W4F são caminho para tornar o mundo um lugar melhor de fato”, afirma Armando Abreu, CEO da Qair Brasil.
Plataforma inovadora
Uma das novidades a serem apresentadas pela equipe do W4F durante o evento é o modelo da plataforma “Eu Sou Responsável” através da qual qualquer cidadão poderá firmar um compromisso de embaixador do movimento que promoverá desafios e orientações para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e criar um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Na ocasião, o W4F apresentará o importante equipamento do Hub Cumbuco, prédio que irá congregar a partir de sábado (26) atividades criativas, culturais, esportivas, educacionais, entre outras. Todas, por sua vez, com o objetivo de disseminar os ODSs.
A agenda da ONU prevê que até 2030 os países que se comprometeram com os ODSs consigam atingir a meta de um futuro mais sustentável. O Hub Cumbuco será um importante aliado nessa jornada sendo um grande pólo de conexão entre comunidade, empresas e governos, contribuindo para a melhoria destes índices. Além do Hub, o Windsfor Future também irá apresentar para 2021 o projeto do maior festival de inovação social e ambiental da América Latina.
Programação
10h00-11h00-Abertura e Painel W4F: bate papo sobre os melhores momentos do ano passado
11h01 – 11h45 –DJ Guga de Castro
Painel: Cumbuco – uma experiência comunitária
Lançamento do movimento “Eu Sou Responsável”
11h45 -12h10 – Painel: ventos para o futuro
12:10-12:30 – Apresentação do Documentário Winds for Future 12:30-13:00 – DJ Guga de Castro
Sobre a Qair
A Qair é a subsidiária brasileira do grupo Qair Internacional, de origem francesa, com operações em doze países e larga experiência adquirida ao longo de 30 anos de atuação no mercado de energias renováveis. Empreendendo no Brasil desde o início de 2018, inicialmente com o nome Quadran Brasil a Qair possui sua sede administrativa em Fortaleza e desenvolve vários empreendimentos em diferentes estados da região Nordeste. Sua carteira de projetos conta com 600 MW, entre projetos eólicos e solares em construção, e outros 2.500 MW em diversos estágios de desenvolvimento. Além disso a Qair desenvolve diversos projetos de responsabilidade socioambiental junto às comunidades onde mantém seus empreendimentos e gera dezenas de oportunidades de emprego.