Dia 14 de abril é comemorado o Dia do Café; a bebida mais famosa do mundo é produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro e pode ser servida quente, como é mais comum, mas também gelada. Com leite é um clássico, mas há quem arrisque até com vodca.
O cheirinho lembra a casa da avó, mas também as viagens ao redor do mundo. O produto, em 1980, chegou a ser a segunda mercadoria mais comercializada em valor monetário pelo mundo, ficando atrás apenas do petróleo.
Mas você sabe onde surgiu a tradição de tomar café? A gente te diz!
O café é originário das terras altas da Etiópia, em um local chamado Kaffa. Porém, a palavra “café” não é originária de Kaffa, e sim da palavra árabe qahwa, que significa “vinho.” Por isso o café era conhecido como “vinho da Arábia” quando chegou à Europa no Século XIV.
Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que seus carneiros ficavam saltitantes e conseguiam percorrer longas distâncias ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava e foi assim que todo mundo começou a tomar café.