Por Alan Fontes para a Revista VemTambém, 11ª edição
Com antigas origens indígenas, o rústico da cozinha africana e as glamorosas influências portuguesas, a gastronomia baiana se aproveita da riqueza de ingredientes regionais, principalmente catados, pescados e mariscos associados ao tradicional ingrediente local azeite de dendê. Quem nunca ouviu falar da moqueca baiana, acarajé, vatapá e caruru?
Por falar em acarajé, é impossível não falar do acarajé da Cira ou do acarajé da Dinha… É como Bahia X Vitória, cada um tem sua preferência… O Acarajé da Cira foi atualmente eleito pela Veja Comer e Beber 2017/2018 como o melhor acarajé de Salvador! Mas recomendo você provar dos dois e escolher e escolher o seu preferido!
Se tem dendê é Bahia, e para desfrutar do melhor da cozinha tradicional baiana, corra para o Restaurante Paraiso Tropical, onde você encontra no cardápio ingredientes naturais retirados da horta e pomar do Chef Beto Pimentel, premiado pelo Commanderie Des Cordons Bleus De France, que ele transforma em experiências indescritíveis!
Mesmo com toda esta tradição centenária, Salvador também tem outras opções de gastronomias. A hamburgueria Brazero traz a oportunidade de experimentar um hambúrguer totalmente feito na brasa e ainda harmonizar com uma bela cerveja artesanal.
Minha dica é o Brazero Cheddar, que além do molho cheddar, tem queijo gruyere, Worcestershire Sauce, cebolas caramelizadas com redução de balsâmico e malte de carvalho. O Chef Anderson Souza atende seus clientes pessoalmente e indica a cerveja artesanal mais apropriada para seu hambúrguer.
A Forneria Pasta em Casa, um dos melhores restaurantes italianos de Salvador, é uma bela pedida para amantes dessa culinária. A Carbonara é um sonho! A Tagliata de Filé com Rúcula e Confit de tomatinhos ou Risoto de Camarão e Maça verde são outros dos pratos assinados pelo Chef Celso Vieira.
Leia muito mais na revista VemTambém! Clique aqui e acesse nosso catálogo completo.