Canoa Quebrada é um dos destinos mais belos e procurados do Ceará e do Brasil, conforme Índice de Competitividade do Ministério do Turismo. Aracati, sua cidade sede, no entanto, vai muito além da praia de cor clara, areia branca e rodeada de falésias.
O roteiro histórico da cidade remete ao período da colonização brasileira. Ao percorrer as igrejas e a rua Coronel Alexanzito (mais conhecida como Rua Grande), o turista se depara com construções seculares e escuta casos que se transformam em uma verdadeira viagem no tempo. Em 2001, o Iphan tombou cerca de 200 construções na cidade.
Aracati é um município muito rico do ponto de vista turístico e cultural. Temos aqui três atrativos que precisam ser fortalecidos: a praia, o centro histórico e o Rio Jaguaribe. Poucas cidades têm essa característica: de história, praia reconhecida internacionalmente e o rio.
Aracati foi um dos maiores núcleos urbanos do Ceará colonial. Colonizada em 1603, começou a se oficializar como vila por volta de 1680. A primeira igreja construída na cidade, a Nossa Senhora do Rosário, a Matriz, data de 1700. Logo em seguida foram construídas as outras quatro igrejas, preservadas até hoje: Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Bom Jesus dos Navegantes, Senhor do Bonfim e Nossa Senhora dos Prazeres.
O destino é tão rico estético, cultural e paradisíaco que foi destaque de uma das nossas edições da Revista VemTambém. Que tal ler este especial? Confira o conteúdo completo e grátis neste link, que te levará para todas as nossas edições.
Gostou dessa viagem por Aracati? Em breve nós te levamos para mais destinos do Ceará e sem sair de casa! Este é um momento importante para você se cuidar e cuidar daqueles que você ama para em breve poder se aventurar mundo afora.