Por: Daniela Marcolla
Viver em Madrid é como viver em um sonho todos os dias. Cheguei na Espanha em 2010, com um "prazo de validade" de 2 anos. Neste ano eu completo 10 anos aqui e, sem dúvida, foi a melhor decisão que tomei.
O Brasil é minha terra, mas a Espanha é minha casa. Antes de chegar por aqui eu pensava que este país não tinha nenhum glamour em comparação à Itália, ou à França e a Inglaterra por exemplo. “O que tem a capital espanhola de tão bom?”, me perguntava todos os dias dentro das minhas dúvidas de vir para cá.
Afirmo que tive que morder a língua. Madrid é simplesmente maravilhosa. Graças a minha vinda pra cá, hoje nós somos cidadãos espanhóis; com isto minha filha faz faculdade na Inglaterra com financiamento destinado a europeus, meu filho estuda em um colégio público de alta qualidade e eu vivo muito mais tranquila por diversos fatores, entre eles a segurança.
Meus valores sociais mudaram: preciso de muito menos para viver, uso o carro quase só para ir ao supermercado e tenho uma vida relativamente tranquila. Por aqui, todos os serviços públicos funcionam bem: transporte, saúde e educação.
É muito fácil se apaixonar pela Espanha. Sempre cheia de gente na rua, mesmo no inverno; o outono é todo colorido pela quantidade de parques espalhados pela cidade e os espanhóis são também muito atenciosos.
Os pontos turísticos da cidade estão sempre cheios de turistas (a Espanha recebe mais de 80 milhões de turistas por ano) e é muito fácil se locomover por toda a cidade e até por todo o país.
Em um dos meus trabalhos atuais, tenho a oportunidade de viajar muito pela Espanha e com isto aprendi muito sobre este país. E Madrid sem dúvida é um dos seus cartões de visitas.
Quer saber um pouco mais sobre como é morar por aqui? Segue a gente no Instagram: @brasileirasemmadrid .
Lembrando da importância de não sair de casa durante esta quarentena. Permaneça seguro que nós te levamos mundo afora por aqui.