Por Gabriel Wainer para a VemTambém, 14ª Edição
Os dados não mentem: todas as pesquisas indicam que, nos Estados Unidos, os destinos preferidos dos brasileiros são a ensolarada Miami, no estado da Flórida, e a intensa Nova York, eternizada na voz de Frank Sinatra como “a cidade que nunca dorme”. Por estarem perto uma da outra – o voo de Miami pra NY é mais rápido que o de Fortaleza para São Paulo! –, muitos turistas aproveitam a viagem aos EUA para conhecerem esses dois locais incríveis que ficam na costa leste do país.
O mais bacana dessa dobradinha é que NY e Miami são ambas muito incríveis, mas cada uma a sua maneira. Não consigo pensar em nenhuma semelhança entre as duas cidades, o que faz com que a viagem para cada um deles seja completamente diferente uma da outra.
Confira:
NOVA YORK
E.A.T
Quer começar o seu dia na Big Apple com um café da manhã inesquecível? Vá ao E.A.T, que fica na antológica Madison Avenue. A clássica delicatessen oferece sanduíches deliciosos – não deixe de provar o de pasta de atum, um carinho para a língua! –, pães perfeitos e o mais especial: geleias feitas na casa que são de comer ajoelhado, rezando para Deus prolongar a refeição para sempre! O melhor: eles vendem as geleias para nós, malucos de plantão que, quando viajamos, trazemos mais comida na mala do que roupas. Minhas preferidas são a de cereja selvagem e a de framboesa. Incrível!
Balthazar
Depois de ir ao E.A.T, vá bater perna pelas charmosas ruas do SoHo. Você verá muita gente descolada, lojas superbacanas e muito diferentes, além das clássicas grifes europeias e americanas. Vá sem pressa, para se perder pelo bairro que é um dos mais bacanas da cidade. Quando estiver cansado e, claro, com fome, vá almoçar no Balthazar, um bistrô francês que tem um cardápio gigantesco de onde só saem pratos maravilhosos.
BÔNUS: ali pertinho do Balthazar fica a confeitaria antológica do chef pâtissier Dominique Ansel, o criador do cronut, uma rosquinha em formato de donnuts com massa de croissant. Você precisa chegar lá antes das seis da manhã para conseguir provar o famoso doce, já que as filas começam antes mesmo da loja abrir. Minha opinião? O cronut nem é tudo isso, mas a confeitaria é muito bacana. Vá em um horário normal que você vai conseguir comer algo super delicioso sem precisar encarar a madrugada.
Minetta Tavern
Por fim, para jantar em grande estilo, reserve uma mesa no Minetta Tavern, uma steakhouse fantástica, com um público superanimado, que parece um porão da década de 1920, quando havia a lei seca na cidade. A comida é um sonho, tudo é maravilhoso, mas não deixe de provar o delicioso tutano com torradas e cebolas carameladas. É de agradecer aos céus pela refeição! A batata frita deles também é famosíssima. Reserve!
MIAMI
Yard Bird
Você está em um estado do sul dos EUA, então, nada melhor do que começar o dia com um café da manhã tipicamente sulista! Carregado nos delicioso tempero da comida criola, típica dos estados do sul do país, o Yard Bird tem itens em seu menu de café da manhã que podem assustar os brasileiros, como o carro-chefe da casa, um prato enorme de waffles, melancia e frango frito, tudo regado a um delicioso maple syroup infusionado com Bourbon. A descrição não parece bacana, mas além de ser muito legal comer algo típico dos destinos para onde viajamos, te garanto que o prato é ma-ra-vi-lho-so. Há outras muitas opções no menu mais conservadoras para quem não quiser arriscar, mas recomendo muito que provem!
Macalusos
Talvez esse seja meu restaurante italiano fora da Itália preferido no mundo inteiro. O Macalusos é um patrimônio histórico de Miami. Na entrada do restaurante, fotos das centenas de celebridades que já passaram por lá. Aqui você não tem alternativa: sua obrigação é pedir qualquer uma das várias espécies de pasta acompanhada da melhor almôndega que você já comeu na sua vida. Sério, sem exagero: o molho Marinara, de tomates, e as almôndegas do Al Moro fazem você se sentir abraçado por uma avó italiana cheia de ternura para dar. Se eu tivesse só uma refeição para fazer em Miami, sem piscar, seria essa. De chorar de emoção!
Joe’s Stone Crab
Esse é outro restaurante que deveria ser tombado na cidade. O Joe’s fica em uma linda mansão de estilo latino em South Beach, onde você terá a oportunidade de comer os melhores caranguejos da sua vida! Sei que é arriscado escrever isso em uma revista cearense como a VemTambém, mas me permitam essa ousadia. As imensas patas de caranguejo do Alaska, acompanhadas dos surreais aspargos empanados no queijo parmesão e nos anéis fritos de cebolas farão vocês entenderem o que estou dizendo. Mas atenção: o restaurante lota muito e fica parte do ano fechado por conta da temporada de pesca dos famosos crustáceos. Confira se estará aberto quando você for, ou, faça como eu, que só vou a Miami quando o Joe’s está aberto. Jamais perderia a chance!
Leia muito mais na revista VemTambém! Clique aqui e acesse nosso catálogo completo.
A VemTambém recomenda: fique em casa e siga as normas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para logo retomarmos nossa rotina normal.