VIVER NA ESTRADA
Já pensou em cair na estrada levando um lar completo junto de você? Viajar com uma casa dentro de um veículo não só é uma experiência para ficar na memória: pode ser, também, um jeito prático de conhecer o mundo. Tendo acomodação, transporte e um espaço para guardar e preparar alimentos no mesmo lugar, você está equipado para circular por lugares onde não há hotéis (parques nacionais, por exemplo), com muito mais conforto do que uma barraca de camping pode proporcionar. Outra vantagem é poder passar por vários destinos sem o inconveniente de arrumar e desarrumar malas, ou a preocupação de fazer reservas antecipadas.
Em geral, as exigências para dirigir um motorhome no exterior são exatamente as mesmas em relação ao aluguel de um carro – a menos que o modelo escolhido comporte mais de oito pessoas, ou seja, seja praticamente do tamanho de um ônibus. Basta apresentar a carteira de habilitação brasileira da categoria B e, em alguns países (como a Austrália, a África do Sul e certos lugares dos Estados Unidos), também a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Se mais de uma pessoa for dirigir, é preciso incluir o nome dela no contrato de locação por exigência do seguro (se um acidente acontecer enquanto alguém não autorizado estiver ao volante, o seguro não cobre os danos). Algumas locadoras cobram uma taxa extra para motorista adicional.
Dirigir um motorhome não é tão fácil como dirigir um automóvel de passeio. Os modelos mais incrementados chegam a ter o tamanho de um micro-ônibus e, em qualquer caso, o veículo é bem mais pesado do que um carro normal. É preciso ter habilidade para manobrá-lo, principalmente em ruas estreitas. Por isso, é recomendável que o motorista seja experiente. Não à toa, algumas locadoras cobram taxas extras para motoristas de menos de 25 anos de idade. Vale saber, também, que quando o motorhome está em movimento, os passageiros precisam usar cinto de segurança e todos os objetos devem estar guardados e bem fixados.
Cada país ou região tem uma lei específica para o estacionamento de motorhomes em lugares públicos. Antes de montar o acampamento em algum lugar, informe-se sobre as regras locais. O mais comum é passar a noite em algum camping, que de preferência tenha vagas equipadas com torneira (para recarregar o tanque de água que abastece o banheiro e a cozinha) e bateria (que mantém a luz interna e os eletrodomésticos). Normalmente, é preciso fazer isso diariamente. O fogão costuma ser abastecido com gás propano, à venda nos postos de combustível na beira da estrada. Em países como o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia, entre outros, alguns campings são verdadeiros resorts, com piscina e grandes áreas de lazer. Mas há lugares que se parecem com um simples estacionamento… Assim como a infraestrutura, o preço também varia bastante.
Em geral, quanto maior o motorhome, mais confortos ele oferece. Os modelos compactos comportam três passageiros e têm espaços muito reduzidos na cozinha e no banheiro (alguns modelos supereconômicos, os ‘campervan’, não têm banheiro). Os modelos standard têm capacidade para quatro pessoas e contam com uma cozinha/sala de jantar bem mais espaçosa. Os grandes podem levar até sete pessoas, e oferecem muito mais espaço interno. Os mais incrementados costumam ser equipados com televisão, geladeira grande, forno “de verdade”, acessórios para usar no exterior (mesa, cadeira, toldo etc), entre outros pequenos upgrades.
Gostou da ideia do motorhome? A Revista VemTambém deseja uma boa viagem!