O Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, sediou a esperada a 48ª edição da Abav Expo & Collab. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) e se consolidou ao longo dos anos como a mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil.
O Ceará tornou-se o maior centro da retomada do turismo, considerando todos os cuidados biossanitários diante do contexto pandêmico, sendo representante de um novo fôlego para a categoria. O setor de turismo, pela vocação e potencial do Estado e do País, é estratégico para a retomada da economia.
Por isso, com presença de autoridades, empreendedores, investidores, alunos de turismo e viajantes, a feira, que durou dois dias, aconteceu em formato de evento-teste, com protocolo limitando o público a 3 mil pessoas por dia, vindas de todos os lugares do Brasil e do mundo.
Além do fomento ao setor, o evento ressaltou o trabalho que vem sendo feito para orientar os cuidados contra Covid-19 e garantir boas condições para o turismo. Para isso, o Governo do Ceará criou selos para atestar o cumprimento de protocolos adequados a bares, restaurantes e hospedagens. E ainda disponibiliza e fiscaliza o cumprimento de protocolos específicos, como para os ramos de Hotelaria, Agências de Viagens, e Equipamentos Culturais.
Erika Wins, turismóloga, trabalha com redes sociais para o sistema hoteleiro e diz que já está sentindo mudanças. “Tenho certeza que o Ceará será a cara do Brasil em 2022, o País todo está falando sobre o nosso estado e as vendas, aquecendo bastante”, finaliza a profissional.