O clima positivo e esperançoso pela retomada total do Turismo no Brasil foi marcado pela 48ª Abav Expo & Collab em Fortaleza, nesta quarta-feira (6 de outubro). A abertura contou com a presença de autoridades locais, estaduais, nacionais e internacionais.
Para iniciar as atividades da maior feira de negócios e turismo do Brasil, a presidente da Abav Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagem), Magda Nassar, ressaltou a importância do evento diante da montanha russa que foi a pandemia da Covid-19, vivida mundialmente no ano de 2020. Ela destacou a importância da ciência e sua determinação para salvar vidas em tempo recorde, que fez reascender a esperança do retorno de viagens e turismo.
“Vamos respirar juntos, o Turismo voltou”, disse a presidente da Abav Nacional.
Na sequência, o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, reforçou a importância da vacinação em massa e demonstrou alegria em receber o evento no estado. Para Arialdo, “o Ceará tem o sol benéfico o ano inteiro”, se referindo ao clima tropical que atrai turistas do mundo inteiro.
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o presidente da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Manoel Linhares; o consultor do Sebrae, Cesar Rissete; o presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), Alexandre Sampaio; o presidente da Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), Bruno Wendling; o ministro do Turismo, Gilson Mendes; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; o senador Cid Gomes; o deputado Eduardo Bismark; o deputado estadual Sérgio Aguiar; e o governador do Ceará, Camilo Santana.
“O setor de turismo, pela nossa vocação e nosso potencial, é uma grande estratégia para que a gente possa retomar as oportunidades de emprego e retomar a economia brasileira”, declarou Camilo.
48ª Abav Expo & Collab
A edição itinerante da Abav de 2021 é realizada em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará. Para o evento, foram disponibilizados 27 mil m² para 184 expositores – locais, regionais, nacionais e internacionais. Mais de 10 mil pessoas se inscreveram para participar do evento de forma híbrida – presencial e on-line.
Além da inscrição, para visitar o espaço é preciso apresentar comprovante de vacinação completo ou certificado negativo para a Covid-19.