O Poço da Draga recebe, de 17 a 24 de abril, o projeto Beco In Cores, idealizado e realizado por moradores da comunidade centenária. São aproximadamente 200m² de muro que ganharão as artes de três artistas de Fortaleza: Doug Graffiti, Douga e Luks. Somam-se a eles outros dez moradores e a equipe de relação do projeto para realização de painéis, aplicação de stencil e oficinas.
Na primeira edição, o projeto mudou a paisagem do Beco da Izabel, uma das rotas mais usadas de acesso à comunidade, requalificando o lugar com cores e arte e tornando-o um lugar instagramável de parada dos rolês que acontecem na comunidade.
Nesta edição, segue a meta de fazer uma acupuntura urbana no Poço da Draga, modificando de forma colaborativa e afetiva a aparência do beco com cores e artes. Desta vez, serão produzidos painéis ao longo do Beco dos Galdinos, que liga a rua Guilherme Blunh à rua Gérson Gradvol.
“Ao alterar o ambiente, acreditamos que mudamos também o modo de nos relacionarmos com o mesmo”, afirma Doug Graffiti, artista e idealizador do projeto, filho do Poço da Draga. É inegável o potencial da arte como agente de transformação social e intercâmbio entre os artistas, moradores, transeuntes e a cidade. É a isso que o projeto Beco in Cores se dispõe, ao mesmo tempo em que oportuniza a formação de outros jovens que tenham interesse no graffiti.
Nesta segunda edição, o projeto Beco in Cores conta com a produção da Mares Produção Criativa; Comunicação e Promoção da Lugar ArteVistas; realização do Coletivo Fundo da Caixa e apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio do XII Edital de Incentivo às Artes, na Linguagem: Artes Visuais.
Outro diferencial é o fato de que parte da execução de comunicação do projeto será realizada por mulheres da comunidade que fazem parte do Lab ArteVistas, projeto de formação permanente. “Com o Lab desejamos ser a Agência de Notícias da Comunidade, veiculando as ações do lugar”, afirma Mariana Vasconcelos, integrante do Lab e produtora executiva do projeto Beco in Cores. “Nosso convite é também para que a cidade venha conhecer o Poço da Draga, que além das pinturas tem o pôr do sol mais lindo da cidade e todo um contexto histórico, um estímulo à memória coletiva e social de Fortaleza, já que o Poço da Draga é berço da relação do estado com o mar. Só venham viver com a gente essa segunda edição do Beco in Cores”, completa.
Poço da Draga – O centenário Poço da Draga é lugar de infinitas histórias e marco zero da relação da cidade com o mar, já que a nossa Ponte Metálica, serviu como primeiro Porto da cidade de Fortaleza.
Beco dos Galdinos
O beco leva o nome da primeira família que chegou à comunidade. O projeto hoje realiza a intervenção artística levando artes e cores para o lugar.
Doug Graffitti – Doug Graffitti é cria do Poço da Draga e multiartista autodidata. Trabalha com arte na rua desde 2000. Com característica old school, trabalha com personagens de monstrinhos a partir da técnica freestyle, com traços livres, sem layout pré-definidos.
Douga – Douga é artista urbano há mais de 10 anos, natural de Fortaleza. Realiza intervenções artísticas com estilo único com diversas metodologias, como realismo, impressionismo e 3D ligados mais à pegada do Hip Hop.
Luks – Luks é grafiteiro na cena de Fortaleza. Começou na arte aos 15 anos de idade, que desenvolveu primeiro como hobby e hoje se tornou profissional. Com o tempo, se formou em arquitetura e encara a arte como agente de transformação social, através da mudança no ambiente.
O CFC – O Coletivo Fundo da Caixa foi formado em 2015 e idealizado pelo artista Doug Graffiti com a proposta de promover a arte e atividades socioculturais por onde passa. Sua sede está localizada na Comunidade do Poço da Draga. Soma ao Coletivo, Mariana Vasconcelos e Luks junto às parceiras Cássia Vasconcelos, Lugar Artevistas e Nossa Iracema.
O LAB ARTEVISTAS – O Lab Artevistas é um laboratório de comunicação cujo objetivo é aprender através de aulas com profissionais sobre as áreas técnicas dos caminhos comunicacionais e utilizar esse conhecimento na prática de projetos culturais que acontecem na Comunidade ou na cidade.
Serviço:
Data: 17 a 24 de abril
Hora: Oficinas tarde / Pinturas manhã e tarde
Lugar: Beco dos Galdinos – Poço da Draga