Neste dia 21 de setembro comemoramos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e aproveitamos para relembrar a nossa maior paisagem natural de um jeito diferente. O Governo do Ceará lançou no último ano algumas atividades de acessibilidade que chamaram a atenção dos turistas e moradores: as praias acessíveis.
O objetivo é garantir diversão pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos no espaço da praia.
“O (projeto) Praia Acessível tem se consolidado como uma importante política pública de atenção à pessoa idosa e com deficiência. Temos conseguido ofertar uma opção de lazer e trabalhar a socialização desse público, integrando pessoas das mais diversas idades e necessidades. Isso é extremamente gratificante. É o resultado de uma política de cidadania que muito tem nos alegrado”, salientou a secretária da Proteção Social (SPS), Socorro França.
A coordenadora especial de Políticas para a Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, Vyna Leite, informou acerca do funcionamento durante o período. “A chegada da alta estação já nos impõe esse acréscimo de horário, pois entendemos que o Praia Acessível conquistou um público cativo”, disse.
Também voltado para crianças com deficiência, o Praia Acessível faz parte do Programa Mais Infância Ceará, especificamente no pilar Tempo de Brincar, que foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. A iniciativa na Capital conta com parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o Hotel Sonata e a do Cumbuco é fruto de parceria com a Prefeitura de Caucaia.