A Escola Porto Iracema das Artes realiza a aula aberta “A Arte de Isadora Duncan”, com a artista Fátima Suarez. A atividade ocorre na quarta-feira (29), às 19h, no auditório da Escola. A ação é gratuita e aberta ao público, sendo o público-alvo professores e estudantes de dança.
Na ocasião, será debatido um resumo dos trabalhos criados pela dançarina americana Isadora Ducan entre 1900 e 1927. A artista é considerada precursora da dança livre, que rompeu com os padrões do ballet clássico.
A aula é fruto da parceria da Escola com a 14º edição da Jornada de Dança da Bahia, um evento reconhecido nacionalmente que fomenta o desenvolvimento da educação em Dança, especificamente da Dança Moderna, buscando estabelecer conexões inventivas entre artista, professor, aluno e público. O evento traz a Fortaleza, nos dias 29, 30 e 31 de março de 2023, uma programação que inclui formação de educadores em dança, espetáculo e esta aula aberta. A 14º Jornada de Dança conta ainda, em sua realização, com a parceria da Vila das Artes.
Dentro da programação da Jornada haverá, ainda, a apresentação do espetáculo na quinta-feira (30), às 19h, no Teatro Morro do Ouro, anexo do Theatro José de Alencar, e oferece ao público a experiência sensível de acesso a uma importante parte da memória viva da dança produzida no ocidente.
A coordenadora do Laboratório de Dança da Porto Iracema, Bilica Léo, ressalta a importância da Jornada de Dança da Bahia e da oportunidade de receber parte da programação na Escola. “São 14° edições deste projeto incrível que é a Jornada de Dança da BA. Fomentar a Dança Moderna pelo Brasil como faz essa equipe da Fátima Suarez não é todo dia! Uma honra pra Escola receber essa aula aberta”, finaliza.
Fátima Suarez
Fátima Suarez é a diretora da Escola Contemporânea de Dança, escola bahiana de dança moderna e contemporânea. A artista é graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, além de ter se especializado em dança moderna e contemporânea na London Contemporary Dance School (The Place), Laban Centre of Movement, na Inglaterra, e na Martha Graham Dance School, Merce Cunninghamm Dance Foundation e Isadora Duncan Dance Foundation em Nova York. Como profissional da área, atua como bailarina e diretora na Mantra Cia. de Dança desde 1987 e Contemporânea Ensemble desde 2002, trabalhando com coreógrafos nacionais e internacionais. Como professora, atua ministrando workshops na técnica de Isadora Duncan para crianças, jovens, profissionais e professores em diferentes formações por todo o Brasil.
Serviço
O quê: Aula aberta “A Arte de Isadora Duncan”, com Fátima Suarez
Quando: quarta-feira, 29 de março, às 19h
Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público