Após a primeira semana da retomada de suas sessões presenciais, o Planetário Rubens de Azevedo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, amplia o seu funcionamento a partir desta semana, realizando sessões também às sextas-feiras, o que resultará na ampliação da oferta de exibições.
São ofertadas cinco atividades distintas, entre conteúdos sobre astronomia e ciências afins, para públicos de todas as idades. A programação segue com os protocolos sanitários vigentes para o controle da pandemia de Covid-19, estabelecidos pelo Governo do Ceará por meio de decreto. Os ingressos custam R$ 6,00, a meia, e R$ 12,00, a inteira, e agora podem ser adquiridos também por meio de compra antecipada no site da Sympla Bileto, além da bilheteria física do Planetário, situada no Espaço Mix do Dragão.
Às sextas-feiras, a programação tem início às 18h, com a sessão “Viagem no Foguete de Papel”, seguida de “Visões do Cosmos”, às 19h. Aos sábados e domingos, são exibidas, além de “Viagem no Foguete de Papel”, “Astronomia Asteca: Entre o Espaço e o Tempo”, “Da Terra às Galáxias” e “A Luz e o Berço da Vida”, às 17h, 18h, 19h e 20h, respectivamente.
Também já podem ser agendadas visitas escolares, às terças e quintas para escolas públicas, e às quartas e sextas para escolas particulares. A solicitação de visitas pode ser feita por meio do endereço eletrônico planetario.cdmac@idm.org.br.
Protocolos e orientações sobre o acesso
Todos os cuidados seguem reforçados para preservar a saúde dos colaboradores e frequentadores do Planetário Rubens de Azevedo. Além do uso obrigatório de máscara, os visitantes devem manter o distanciamento mínimo um metro, dentro e fora das salas, salvo casais ou grupo de até quatro pessoas da mesma família. A ocupação da sala será limitada a 50 assentos, de modo que o distanciamento social mínimo seja preservado. É disponibilizado álcool em gel 70% na entrada. Ficam dispensadas do uso obrigatório de máscaras de proteção as pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, bem como crianças menores de 3 anos de idade.
O intervalo entre as sessões será reservado para a higienização da sala. Ingressos continuarão a ser vendidos na bilheteria física, com cuidados redobrados na operação, mas é preferível que o público opte pela compra antecipada on-line ou que efetuem a compra com a crédito, se possível com cartão por aproximação.
O código emitido pela Sympla deve ser apresentado na entrada, em até 15 minutos antes do início da sessão. Não será permitida a entrada após o início da sessão. Somente será permitida a entrada de crianças acompanhadas de adultos. Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no interior do Planetário.