Mais gente em casa, menos carros nas ruas. Fábricas em funcionamento reduzido e uma pausa humana, obrigatória, neste período de pandemia da Covid-19. Por mais que exista uma sensação de angústia no isolamento social, o Planeta Terra está se recuperando e a Camada de Ozônio se reconstituindo.
As informações são da revista científica Nature, reconhecida mundialmente por fazer um Raio X pelas ações sociais e naturais do planeta. De acordo com o periódico, as alterações acima da Antártida estão sendo freadas e já existe a reversão de algumas mudanças mais preocupantes nas correntes de ar do hemisfério sul.
Correntes a jato – como são chamadas as correntes que circulam em volta dos polos terrestres – levavam mais ventos ao sul do planeta por conta de um buraco na Camada de Ozônio. De acordo com a publicação, esta migração tem parado.
A redução faz parte de uma recuperação, onde haverá mais circulação de ar para o norte. A mudança já é conhecida na Austrália, com uma redução na pluviosidade. A notícia é boa, de acordo com um químico orgânico da Universidade de Melbourne, Ian Era.
Com estas informações cabe a todos nós repensar os hábitos pós-pandemia: que tal adotar medidas de racionamento para permanecer com a Terra saudável?
VemTambém compartilhar esta notícia e uma nova rotina com seus amigos e sua família!