Por Liana Cutrim, Correspondente VemTambém em Paris
Segundo os dados apresentados pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, 5 de junho, a pandemia na França está controlada. O vírus ainda está circulando no país, óbvio, mas em velocidade mais baixa, e o número de mortos e contaminados caiu drasticamente. Os parisienses já começaram a retomar suas atividades mais rotineiras. Eles já frequentam os gramados e as margens do Sena, por exemplo.
Na semana passada, teve início a segunda fase do desconfinamento no país, que é o nome que usamos aqui, e algumas mudanças tão aguardadas, aconteceram, como a reabertura de bares, cafés e restaurantes. Mas, por enquanto, as mesas devem ser postas somente na parte externa.
Os grandes centros de compras como a Galeria Lafayette, o Printemps e o Bon Marchè, já voltaram a funcionar e podemos ver enormes filas que se formam rapidamente nas portas da Zara, H&M e Sephora.
Os parques, jardins, lagos e praias foram reabertos, agora já podemos viajar dentro do França sem precisar de justificativa, pois o governo suspendeu o limite de 100 km a partir da residência. Já as fronteiras francesas com os outros países da União Europeia ainda não foram reabertas, mas a data sugerida pelo governo é o próximo dia 15 de junho, e com o Espaço Schengen, o dia 1º de julho, se tudo correr bem.
O uso de máscaras permanece obrigatório em metrôs.
Não temos muitas respostas, mas estamos bem otimistas e esperamos que em breve os turistas brasileiros tenham novamente livre acesso ao país.
Confira algumas imagens da França nesta última semana:
A VemTambém aproveita para reforçar as orientações da Organização Mundial da Saúde: fique em casa. Só saia em caso de necessidade para em breve todos nós podermos visitar e desbravar a França e o mundo afora.
Liana Cutrim
Formada em Direito, Liana deixou de lado 13 anos de experiência na sua área de formação e decidiu estudar Moda. Mudou-se para Paris em 2012, onde estudou Consultoria de Imagem e Fashion Business. Também passou uma temporada em Portugal, país de sua segunda nacionalidade, onde estudou Fashion Design. De lá pra cá, trabalhou no mercado de moda e luxo como consultora e personal shopper e hoje é pós-graduanda em marketing, e fundadora da Trendy Consultancy, empresa de comunicação digital e assessoria de moda.