Criada por Karla Veruska, Tacianne Patrício e Tereza Velma, a Associação Lua Rosa – que partilha o bem-estar a mulheres que têm ou tiveram câncer de mama – celebra um ano de existência com uma programação completa para o mês de outubro.
Com o intuito de mostrar que a vida continua, mesmo durante ou após o tratamento, a Lua Rosa garantiu ao longo dos 12 meses parcerias com instituições para apoiar mulheres no retorno ao mercado de trabalho, em assessoria jurídica junto ao INSS, em atividades de lazer e qualidade de saúde física e psicológica.
“Só de falar da Lua Rosa eu já fico emocionada, porque quando eu tive o diagnóstico foi desesperador. Não queria conviver com grupos, mas em contato com uma amiga eu conheci a associação; foi quando comecei a aceitar e lutar pela minha vida através dos ensinamentos, dos diálogos, dos depoimentos lindos. A Lua Rosa me fez renascer, sempre que eu falo disso eu me emociono, é gratidão pura!“, conta Maze Costa.
No domingo, dia 3 de outubro, as associadas realizaram um piquenique em Fortaleza e reforçaram seu compromisso junto às mulheres na luta pela vida. O encontro, aberto, abriu a programação do mês com atividades leves, garantindo diversão e a reinserção da autoestima para que as mulheres saibam que não estão sós.
“A Lua Rosa aproxima e traz calma e a certeza de que vai dar certo. Existem meninas em tratamento, existem aquelas que descobriram agora e existem aquelas que já passaram e estão vivendo. Temos uma visão e aprendizagem de que dá para ter uma vida normal. Então temos a oportunidade de ter esperança de que aquilo tudo vai passar, como passa“, contou a associada Germana Almeida.
Como a Lua Rosa trabalha?
Atualmente existem dois projetos em andamento na Associação Lua Rosa: por meio do Lua Rosa Dragon Boat (canoagem) e Empodera Lua (projeto de capacitação profissional para mulheres serem reinseridas no mercado de trabalho).
O Lua Rosa Dragon Boat consiste nas atividade de canoagem para as mulheres que tiveram câncer de mama, o que auxilia no bem-estar físico e psicológico. O esporte ajuda na reabilitação do braço de uma mulher que passou pela mastectomia, além de previnir o linfedema (acúmulo de líquidos), uma vez que foi feito o esvaziamento axilar.
Já o Empodera Lua busca a realocação de profissionais ao mercado, além de oferecer cursos e capacitações junto a empresas privadas que apoiem a causa. Empresas interessadas podem ajudar, basta entrar em contato via Instagram clicando aqui.
Como ajudar a Lua Rosa?
A Lua Rosa aceita todo tipo de doação – seja financeira, cursos, capacitações, parcerias, etc. Basta entrar em contato via Instagram.
Neste mês toda a renda da canoagem realizada na Beira-Mar de Fortaleza, às quartas-feiras (16h30) e sábados (9h) serão destinadas à associação. Interessadas (os) também podem comprar a camiseta da Lua Rosa por R$ 35.