Por Karime Loureiro, colunista VemTambém
Late Harvest, traduzindo ao pé da letra, significa Colheita Tardia.

Esse nome não “nasceu em vão”, afinal ele descreve as uvas que ficaram nas vinhas algumas semanas depois da data ideal de colheita, ficando ‘supermaturadas’, as que ‘passaram do tempo’. Mas calma, não pense que isso é um algo ruim ou que os bagos não estão estragados!

Primeiramente, é preciso entender que não se trata apenas de fazer um vinho oriundo da fruta Madura, não é tão fácil assim. Este tempo extra de amadurecimento deve ser realizado por aqueles produtores que realmente entendam do assunto, já que há alguns riscos externos de prejuízos.
Vamos lá: pensemos na uva passa, é isso mesmo, aquela que temos em casa, o mais famoso ingrediente do Arroz Natalino. Ela é bem doce, certo? O retardo na colheita resulta na desidratação natural dos frutos e, consequentemente, na alta concentração de açúcar.

Sendo assim, os vinhos de colheita tardia são conhecidos como ‘vinhos de sobremesa’, em sua maioria, doces (sem serem enjoativos, graças à sua marcante acidez), bastante elegantes e ricos em sabores com notas de mel. A harmonização, por causa da boa acidez e do bom corpo, pode ser feita com uma diversidade de pratos, como sobremesas, queijos azuis (Roquefort, Gorgonzola..) até mesmo o Foie Gras (eu adoro, mas não está muito fácil de achar). Existem alguns métodos para se elaborar um rótulo de colheita tardia, mas talvez o mais conhecido seja o da ‘podridão nobre’, é esse nome mesmo, nele o fungo Botrytis cinerea, o qual se desenvolve em alguns climas quentes e úmidos no final da maturação da cepa, acomete o bago ao furar a casca da uva permitindo sua desidratação.
Uma curiosidade aqui é que essa ‘praga’ aparece frequentemente em regiões vinícolas como Bordeaux (nos vinhos Sauternes) e na húngara Tokaj (nos botritizados Tokajis), não em todos os lugares!
Devem ser apreciados em uma taça de cálice largo embaixo – para oxigenar os sabores –, e estreita em cima – para mantê-los vivos –, eles devem ser servidos a uma temperatura de 7°C. E como eu sempre digo:. Experimentem!
