Com o intuito de retomar os eventos sociais, o estado de Nova York, nos Estados Unidos, lançou o Excelsior Pass – que determinará se os nova iorquinos poderão frequentar shows e campeonatos.
A ferramenta, que foi desenvolvida pela IBM, é uma forma de acelerar a reabertura do comércio, arenas esportivas e arenas de entretenimento em todo o estado. Ela passou a funcionar desde sexta-feira, dia 2 de abril.
Qualquer pessoa que tiver sido vacinada contra a Covid-19 no estado poderá solicitar o documento, que foi dividido em 3 modalidades:
- Passe para quem tomou a vacina (prazo 30 dias). Depois deste prazo é possível solicitar um novo passe por meio do aplicativo;
- Passe RT-PCR, válicido num período de 3 dias. Depois será necessário realizar um novo exame para pedir um novo passe;
- Passe ‘não-reagente para Covid-19’, válido por 6 horas após a realização de um teste rápido. Depois será necessário um novo teste para um novo passe.
O Excelsior Pass funcionará como um cartão de embarque, tudo feito por meio de aplicativo com informações pessoais. Os dados não são armazenados e devem ser informados toda vez que um novo passe for solicitado.