Durante as quatro estações do ano, Fortaleza recebe milhares de turistas de todo o mundo, e o que mais atrai visitantes a nossa terrinha, além da nossa receptividade, são as belas praias. Popularmente conhecida como “terra do sol”, nosso Ceará não decepciona quando o assunto é sol e praia. Afinal, quem não gosta de uma beira mar, aquele solzão pra ninguém colocar defeito, e o melhor caranguejo do país? Difícil resistir.

Mas o que muitas vezes passa despercebido tanto pelos turistas que visitam nossa cidade, como pelos fortalezenses, são os esportes náuticos. Surf, Kitesurf, Stand up paddle, mergulho, triatlo e Hobie cat são alguns dos que podem ser praticado no litoral fortalezense.

Com três quilômetros de extensão (de 25 de toda a orla da Capital cearense), a Avenida Beira-Mar reúne diferentes naturalidades, a orla cearense recebe eventos e mais de 15 atividades físicas diferentes por dia. Isso sem falar na Praia do Futuro, berço de muitos desses esportes aquáticos.

Listamos aqui algumas das atividades náuticas que podem ser praticadas em Fortaleza:

 

Surf

Surfar é, sem dúvida, um dos esportes mais praticado pelos fortalezenses. Com uma grande orla como a nossa, não é de se admirar que muitas pessoas aderem a esse esporte.

A Praia do Futuro é a preferida dos turistas, mas os ventos fortes prejudicam um pouco a prática do surf devido aos ventos fortes, a melhor época é quando o vento diminui, (entre dezembro e maio) é quando o mar fica mais apto para a prática.

Além disso, há diversas escolas de surf pela orla da praia, facilitando assim a vida de quem não tem tanta intimidade com a prancha.

 

Kitesurf

Outro esporte movido à prancha é o kitesurf. Este, porém, tem um componente essencial que não é bem-vindo no surf, o vento. O kite, como é popularmente conhecido, como um dos esportes náuticos que mais tem crescido no Ceará, a modalidade vem conquistando os amantes de esportes radicais na capital cearense.

O melhor lugar para a prática do kitesurf em Fortaleza, é a Praia do Futuro, devido aos fortes ventos. Isso facilita bastante a prática desse esporte. Porém é necessário atentar-se aos locais onde a modalidade pode ser realizada para prevenir supostos acidentes com banhistas.

Onde é permitido kitesurf em Fortaleza

(Decreto Municipal 13.942)

1- Praia da Sabiaguaba: entre a foz do rio Pacoti e a foz do rio Cocó

2- Praia do Futuro: entre as ruas Germiniano Jurema e José Cláudio G. Costa Lima (foz do Rio Cocó); entre as ruas Francisco Moreira e Júlio Silva ( P5 Beach Club)

3- Praia de Iracema: entre Ildefonso Albano e Rui Barbosa; entre João Cordeiro e a Ponte dos Ingleses

4- Leste Oeste e Costa Oeste: entre Av.Filomeno Gomes e rua Jacinto Matos e entre as ruas Imperatriz e Seixas (Barra Kite Ceará)
 

Stand up paddle

Você sabe o que é stand up paddle? Não? Poucas pessoas conhecem. Este esporte consiste em executar remadas em alto estilo, com ênfase também no equilíbrio em cima de uma prancha. A prática do Stand up paddle tem crescido de forma vertiginosa no litoral de Fortaleza.

Além da Praia de Iracema e Praia do Futuro, onde turistas do mundo todo e amantes de esportes radicais se sentem à vontade para pratica dos esportes aquáticos, a Lagoa do Colosso, localizada no bairro Edson Queiroz, tornou-se um dos points para o Stand up paddle.
 

Mergulho

Outra opção bem interessante para esportes náuticos em Fortaleza, é o mergulho. Afinal, quem não deseja desfrutar de experiências incríveis no fundo do mar, ter um contato direto com a natureza, com os peixes, e as mais variadas espécies marinhas?

Ao todo, o litoral de Fortaleza conta com 15 praias. Portanto, não é de se espantar que a capital cearense ofereça vários pontos de mergulho e seja reconhecida nacionalmente por isso. Mas antes, uma observação: antes de mergulhar é preciso se inscrever em escolas próprias para a realização da modalidade, portanto, nada de sair mergulhando em qualquer local impróprio para banho achando que vai ter um mergulho estilo Discovery Channel, o ideal é matricular-se em um curso e depois partir para a diversão.

Um dos principais pontos de mergulho na capital cearense é o Parque Estadual Marinho Pedra da Risca. O Turismo Subaquático é permitido pois todos os pontos de concentração de fauna e flora marinha são submersos, sendo necessárias instruções de mergulho para conhecer as belezas do parque marinho. Nele, encontramos os ambientes recifais mais ricos e complexos ecossistemas dos oceanos, como esponjas e corais e até predadores como peixes ósseos e tubarões.

Vale destacar que esta atividade é conduzida de forma responsável para minimizar os riscos e impactos sobre o meio.

 

Triatlo

O Triatlo é um dos esportes náuticos que mais exige resistência, força e determinação de uma pessoa. Afinal, são três modalidades em uma só: natação, ciclismo e corrida. Mas isso não é empecilho pros cearenses. Esse esporte tem crescido bastante nos últimos anos. De tão praticada pelos fortalezenses, o triatlo, em 2004, ganhou uma Federação, a FETRIECE.

A FETRIECE surgiu a ideia da criação dos projetos Novos Talentos, com total apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, onde se obteve a partir dessa parceria um crescimento a nível de atletas iniciantes e consequentemente, crescendo o interesse de outros atletas oriundos da natação, ciclismo que voltaram suas atividades para o triátlon.

Além disso, a FETRIECE tem um projeto social chamado Atleta Cidadão que oferecem à população jovem da cidade o acesso gratuito ao esporte e lazer. Através de aulas regulares dentro das comunidades, com a realização de atividades físicas e brincadeiras, a iniciativa estimula a convivência social e a formação cidadã.

A modalidade pode ser praticada em academias especializadas em Triátlon, ou por conta própria, caso o atleta tenha todos os equipamentos necessários. Há também eventos de triatlo que surgem no decorrer do ano na capital cearense. O mais famoso é o IRONMAN, este considerado a maior corrida de triatlo do Nordeste, que acontece no Aterro da Praia de Iracema, e neste ano será realizado no dia 9 de junho.
 

Hobie Cat

O Hobie cat é um esporte que é pouco conhecido pelos fortalezenses, mas que aos poucos, vem ganhando seu espaço nas praias de Fortaleza. A modalidade consiste em uma embarcação que tem formato de catamarã com dois cascos paralelos, chamados popularmente de bananas, e uma plataforma que os une onde o velejador se situa. O barco é de fácil manuseio, sendo extremamente seguro. E o melhor, pode velejar uma ou duas pessoas.

Sozinho ou acompanhado, o Hobie Cat é o esporte ideal para quem busca aventura, contato com a natureza, liberdade, autoconhecimento e reflexão, tudo isso com muita segurança.
 

Onde praticar
 

Surf
Local: PF Surf School

Endereço: Av. Zezé Diogo, 3070, Praia do Futuro, Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3262.0992

Facebook: /pfsurfschool

Instagram: @pfsurfschool

 

Kitesurf

Local: P5 Wind Club

Endereço: Av. Clóvis Arrais Maia, 4455 - Antônio Diogo, Fortaleza - CE

Telefone: (85) 85 99619.2020 / 99733.8181

Facebook: /p5windclub

Instagram: @p5windclub

 

Stand up Paddle

Local: Kayakeria

Endereço: Av. Beira Mar, 3211 - Meireles, Fortaleza - CE, 60165-121

Telefone: (85) 85 99619.2020 / 99733.8181

Facebook: @kayakeria

Instagram: @kayakeria

 

Mergulho

Local: Atlântida Mergulho

Endereço: R. Crisanto Moreira da Rocha, 626a - Lagoa Sapiranga (Coité), Fortaleza

Telefone: (85) 98818-9436

Facebook: @atlantidamergulhoceara

Instagram: @atlantidamergulhoceara

 

Triatlo

Local: Triativo Assessoria Esportiva

Endereço: Rua República da Armênia, 680 - Parque Manibura, Fortaleza - CE

Telefone: (85) 99927-0027 / (85) 98191-3060

Facebook: @triAtivoassessoria

Instagram: @triativoassessoria_assessoria

 

Hobie Cat

Local: FVMEC

Endereço: Av. Vicente de Castro, 4813 - Cais do Porto, Fortaleza - CE, 60165-082

Telefone: (85) 9998-1269

Facebook: @fvmec

Instagram: @fvmec