A partir de agosto, o Pôr do Sol Fortaleza passa a ser um projeto sustentável. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), em parceria com o programa Compromisso Verde, da C. Rolim Engenharia, vai realizar troca de garrafas pet vazias por mudas de plantas.

A ação sustentável acontece durante as apresentações do projeto, todos os domingos, às 17h, no Aterro da Praia de Iracema. Neste primeiro momento, serão distribuídas 250 mudas de diferentes espécies, como manjericão, hortelã, menta, salsa, pitanga, palmeira havaí e ipê roxo.

O material recolhido será entregue a Enel Distribuição Ceará, no programa de desconto na conta de energia em troca de doação de material reciclável. O abatimento será revertido para a Associação Nossa Casa Mãe África (ANCMA), organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua em comunidades de baixa renda no entorno do bairro Bom Jardim. A ANCMA atende a uma média de 190 beneficiários em atividades culturais, formação profissional e campanhas de prevenção à saúde.

A ação está em sintonia com a tendência global de incentivo ao turismo consciente, que busca estimular os viajantes a adotar atitudes de consumo responsável, mas se estende também aos fortalezenses. “A sustentabilidade hoje não é apenas uma opção, mas uma obrigação de todos pelo bem do nosso planeta. E isso também se aplica ao turismo, claro. Essa iniciativa é apenas uma entre tantas que a Prefeitura desenvolve nesse sentido. Com ela, esperamos plantar uma pequena semente e estimular cada vez mais a prática de ações sustentáveis entre turistas e fortalezenses”, diz Alexandre Pereira, titular da Setfor.

A Prefeitura de Fortaleza e a C. Rolim Engenharia já são parcerias no programa de adoção de espaços públicos da administração municipal. Por meio dele, a construtora adotou e revitalizou quatro espaços, transformando-os e possibilitando a convivência nas áreas públicas da cidade: a Praça Portugal, o Bosque do Bem, a Lagoa do Papicu e a Praça Engenheiro Pedro Felipe Borges.

Atrações do primeiro Pôr do Sol Fortaleza de agosto
 
Os cearenses Marcos Lessa e Nara Hope são os convidados do pianista Felipe Adjafre no projeto Pôr do Sol Fortaleza neste domingo (04/08), às 17h, na Praia de Iracema.

Uma das vozes mais aplaudidas da nova cena brasileira, o cantor e compositor cearense Marcos Lessa foi semifinalista do The Voice Brasil 2013 e, desde então, já gravou três CDs e um DVD, lançado recentemente. O repertório vai de músicas autorais a interpretações de grandes cantores da MPB. Atualmente, prepara novo trabalho com produção de Roberto Menescal, com quem já trabalhou anteriormente.

Já Nara Hope é dona de uma voz singular e uma das expoentes da cena independente cearense. Com um repertório voltado para o jazz, blues, MPB, samba e pop, já se apresentou em diversos palcos cearenses. Entre os músicos que já acompanharam a cantora estão Tarcísio Sardinha, Carlinhos Patriolino, Márcio Resende e Rian Batista, entre outros. Lançou também um EP autoral, Vênus, com composições que buscam a exaltação do feminino.

Para conferir as atrações de cada semana, siga as redes sociais no Instagram (@secretariadoturismodefortaleza) e no Facebook (@secretariadoturismodefortaleza). 
 

 

Serviço
Projeto Pôr do Sol Fortaleza.
Data: 04/08 (domingo).
Hora: 17h.
Local: Aterro da Praia de Iracema.
Novidade: leve uma garrafa pet vazia para trocar por uma muda de planta.