Com mais de 40 apresentações musicais, o Mi – Festival Música da Ibiapaba mostra seu tom com artistas diversos, abraça a cultura local e lança uma integração com o turismo através do roteiro com visita guiada que destaca 26 bens culturais da cidade-cenário do evento.

Envolvendo artistas da capital, da região da Ibiapaba e outros interiores do Ceará, o Festival Mi, em Viçosa do Ceará, dá tom além de voz quando diz “Até o Mi tocar toda Ibiapaba” em sua edição de debute. A noite de abertura do evento contará com as apresentações da Orquestra Estrelas da Serra, de Croatá, além de Fausto Nilo, apresentando-se no tradicional patamar da Igreja da Matriz e Marcus Caffé, que fechará a noite com seu show em homenagem a Humberto Teixeira.

Nas noites seguintes, teremos do rock progressivo da banda Os Bardos, de Tianguá, a música popular nordestina com o Trio Arupemba, de Guaraciaba do Norte, além da pegada eletrônica do Caboco Eletrônico – Di Freitas, de Juazeiro do Norte. Dos nacionais, além do paraense Felipe Cordeiro, teremos a baiana Sanfonástica Mulher Lona, os paulistas Sexteto Mundano e Maiara Morais e Quarteto e o projeto especial paraibano Jackson Racional e os Afrobatuques. Não podemos deixar de citar as participações dos Tesouros Vivos da Cultura, as Mestras Ana Maria, com seus dramas, e Cacique Pequena, da tribo Jenipapo-Kanindé e o Mestre Expedido Caboco, com sua banda cabaçal, que além de participarem da oficina de Cultura Popular, apresentam-se nos palcos do Mi.

Na programação recheada com mais de 40 apresentações musicais, além de rodas de conversa e exibições de videoclipes, curtas e longas-metragens, a 15ª edição do Festival Mi – Música da Ibiapaba tem suas tradicionais oficinas durante o dia e, durante as noites, a partir das 18h, convida para programação gratuita dividida nos palcos Jackson do Pandeiro e Nação Tabajara, além do Theatro Dom Pedro II e da Feira do Mi.

Os nomes dos palcos refletem duas importantes questões do evento: a homenagem ao cantor e compositor Jackson do Pandeiro, famoso pela sua irreverência e criatividade musical, em palco que leva seu nome e a conexão com a cultural local que busca mostrar a riqueza artística da Ibiapaba no palco Nação Tabajara, uma parceria com o Estúdio Mangaio, responsável por esta curadoria. Dos 32 artistas e bandas presentes nesta edição, 19 são do interior do Ceará.

Roteiro “Memórias de Viçosa do Ceará”

Aproveitando o cenário cheio de belezas materiais e imateriais que Viçosa do Ceará oferece a cada ano, nesta edição comemorativa, o Festival Mi lança o Roteiro “Memórias de Viçosa”. Uma oportunidade de conhecer a cidade que emana sons e melodias de tempos distintos impressos em cada fachada, em cada patrimônio arquitetônico e paisagístico que dão a dimensão material das memórias e afetos dos seus moradores e visitantes.

Trata-se de uma visitação guiada a 26 bens culturais relacionados ao campo do patrimônio cultural e memória da cidade que ocorrerão nos dias 21/7 (domingo), 23/7 (terça-feira) e 26/7 (sexta-feira) em dois turnos (9h às 12h e 14h às 17h) com saída programada no patamar da Igreja da Matriz em grupos de 25 pessoas por turno.


 

Feira do Mi

Além de convidar o público a viver a música e os bens culturais, o Festival Mi ainda oferece a oportunidade do público de se inspirar com o artesanato e a gastronomia da Serra da Ibiapaba. Com aulas-shows, exposição de produtos como mel, café, cachaça, flores e orgânicos, a Feira do Mi acontece de 25 a 27 de julho, de 18h às 23h.

O 15º MI – Festival Música da Ibiapaba é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Instituto Dragão do Mar em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo do Estado do Ceará e conta com parceria da Prefeitura de Viçosa do Ceará e do Sebrae.

 

Serviço:

15º Mi – Festival Música da Ibiapaba

20 a 27 de julho em Viçosa do Ceará

Gratuito e aberto ao público

www.festivalmi.com


Programação musical

20 DE JULHO – SÁBADO

FEIRA DO MI

Manhã – Instalação sonora de Eric Barbosa e alunos

PALCO JACKSON DO PANDEIRO – ANFITEATRO ALBERTO NEPOMUCENO

20h – Orquestra Estrelas da Serra (Croatá)

22h – Marcus Caffe – Homenagem a Humberto Teixeira

PATAMAR DA IGREJA DA MATRIZ

21h – Fausto Nilo (Fortaleza-CE)

 

21 DE JULHO – DOMINGO

PALCO JACKSON DO PANDEIRO – ANFITEATRO ALBERTO NEPOMUCENO

19h – Roda de Som dos alunos

20h30 – Arquelano

21h30 – Nação Tabajara (Cena Cultural da Ibiapaba) com lançamento do disco “Plantando Estrelas” do Mestre Quincas da Rabeca

 

22 DE JULHO – SEGUNDA

PALCO JACKSON DO PANDEIRO – ANFITEATRO ALBERTO NEPOMUCENO

19h – Roda de Som dos alunos

21h – Maiara Morais e Quarteto (SP)

THEATRO DOM PEDRO II

19h30 – Exibição de videoclipes (“Acordar com você”, Varanda Mundo. “Ladrilhar”, Projeto Rivera. “Quando você se for”, Alfazemas”. “Luz de Jah”, Andread Jó”. “A Cidade”, Victor Carvalhoso. “Fábrica Vida”, Os Bardos.)

 

23 DE JULHO – TERÇA

PALCO JACKSON DO PANDEIRO – ANFITEATRO ALBERTO NEPOMUCENO

18h – Roda dos Mestres da Cultura com Mestra Cacique Pequena (Aquiraz)

19h – Roda de Som dos alunos

20h30 – Rabecacelllo “Concerto aos três climas”

21h – As Manas (Sobral)

THEATRO DOM PEDRO II

19h30 – Exibição do longa-metragem “Suaçuamussará” com presença do diretor Henrique Dídimo

 

24 DE JULHO – QUARTA

THEATRO DOM PEDRO II

19h30 – Exibição de curtas-metragens Exibição dos curtas-metragens “Borum Krenak”, de Rogério Corrêa, “Xetá”, de Fernando Severo e “Tupinambá – O Retorno da Terra”, de Daniela Alarcon

20h – Roda de Conversa “Histórias Tabajaras na Ibiapaba” com os historiadores e memorialistas Daniel Sá, Gilton Barreto, Tereza Mapurunga e Bosco Gaspar. Mediador: Alênio Alencar

PALCO JACKSON DO PANDEIRO – ANFITEATRO ALBERTO NEPOMUCENO

19h – Roda de Som dos alunos

20h – Lançamento de songbook e show de Tarcísio Sardinha

21h30 – Jackson Racional e os Afrobatuques (PB)

 

25 DE JULHO – QUINTA

PALCO NAÇÃO TABAJARA – PRAÇA GEN. TIBÚRCIO

19h – Teatro Mamulengo Gratidão – Miguel Mariano (infantil – Pindoguagua e Tianguá)

20h – Trio Arupemba (música popular do Nordeste – Guaraciaba do Norte)

THEATRO DOM PEDRO II

19h30 – Exibição dos curtas-metragens “Balada do Guarda-Roupa”, de Diego Akel, “O Homem Que Pintava Músicas”, de Jackson Abacatu, “Áurea”, de Zeca Ferreira

PALCO JACKSON DO PANDEIRO – ANFITEATRO ALBERTO NEPOMUCENO

18h – Roda dos Mestres da Cultura com Mestre Expedito Caboclo (Juazeiro do Norte)

20h – Roda dos Professores

21h – Sexteto Mundano (SP)

22h – Caboco Eletrônico – Di Freitas (Juazeiro do Norte)

 

26 DE JULHO – SEXTA

PATAMAR DA IGREJA

16h – Encontro de Bandas de Música da Ibiapaba

PALCO NAÇÃO TABAJARA – PRAÇA GEN. TIBÚRCIO


 

Fonte: Asscom Governo do Estado do Ceará