Nesta última quarta-feira (13), teve início a Feira Internacional de Lisboa (FIL), na 31ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das feiras de turismo mais importantes do mundo. O evento, que segue até domingo (17) conta com 1.150 expositores, 21% a mais comparado ao ano passado, e são esperados mais de 70 mil visitantes entre profissionais e público final, segundo a organização.

E o Ceará, através da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), marca presença com stand próprio na feira, levando os principais atrativos regionais aos milhares de visitantes da feira. As praias dos litorais Leste e Oeste, o Cariri, Fortaleza, a cultura e o artesanato cearense são os destaques que o visitante encontra no stand cearense. Hoje (14), às 15:00 horas horário de Lisboa, será lançado o Stopover da TAP para Fortaleza, uma parceria com a Prefeitura de Fortaleza através SETFOR e Governo do Estado do Ceará através da SETUR CE.

Neste ano, a feira está dividida em quatro pavilhões: o Pavilhão 1 reunirá os destinos nacionais; o Pavilhão contará com associações e municípios, BTL Cultural, Gastronomia e Animação Turística; o Pavilhão 3 reunirá os equipamentos de hospedagem, BTL Lab, MI e BTL Village; e o Pavilhão 4 contará com os Destinos Internacionais, Distribuição e Transportes. Fátima Vila Maior, diretora de feiras da FIL, salientou que esta será a maior BTL da história.

Na BTL 2019 estão representadas todas as entidades regionais de turismo nacionais e mais de 50 municípios que se representam individualmente para além dos 46 destinos internacionais, entre os quais Malta, Seychelles, Jamaica, Goa, Catalunha, Tanzânia e Florianópolis, Brasil, que fazem a sua estreia na maior Feira de Turismo nacional.