A chegada do primeiro voo comercial ao Aeroporto Regional de Canoa Quebrada, em fevereiro, representou um marco para o turismo do Litoral Leste. Assim como ocorreu em Jericoacoara, que começou com um voo semanal e hoje já conta com dez voos semanais, a expectativa é que a facilidade no acesso mude a dinâmica não só do turismo, como também da economia da região. O Aeroporto de Canoa recebe hoje três voos semanais da Azul.

O projeto de melhorar o acesso ao Litoral Leste teve início com a duplicação da CE-040. Ao todo, foram 138 quilômetros duplicados, facilitando a chegada às praias do Presídio, Iguape, Caponga, Morro Branco, Fortim Majorlândia e Canoa Quebrada. 


A duplicação da CE-040 fez parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que tem recursos de US$ 207 milhões em obras no Litoral Leste, Ibiapaba e Maciço de Baturité. No Litoral Leste, destaque também para a obra de valorização da Prainha, em Aquiraz; a pavimentação da CE-543 (Pindoretama-Batoque); e as obras de abastecimento e esgoto e de pavimentação e drenagem do Porto das Dunas (Aquiraz), entre outras.

Além das obras, o Prodetur também investiu em promoção e publicidade do destino e em cursos de capacitação da mão-de-obra do setor turístico. Foram qualificados mais de 1.200 profissionais para atuarem no setor de turismo, de outubro de 2017 a março de 2018. No total, 3 mil pessoas foram atendidas pelo programa no Ceará, que possui recurso total de R$ 2 milhões. Os cursos foram realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE).

Via Prodetur foram ofertados cursos desde o desenvolvimento de projetos, postura profissional e habilidade gerenciais, passando por temas atuais (sustentabilidade e cidadania), até idiomas e os mais específicos do segmento de turismo e hospitalidade, incluindo Gastronomia. Dessa forma, o programa visa o aprimoramento dos profissionais que atuam ou que desejam se inserir em atividades turísticas.


Destino

O Litoral Leste é uma das regiões mais procuradas pelos turistas que vêm ao Ceará. São quase 200 quilômetros de praias, dunas e falésias, além da riqueza em manifestação cultural. Partindo de Aquiraz, é possível conhecer algumas das principais praias e belezas do litoral cearense passando por Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí.