A Temporada de Cruzeiros 2018/2019 começa hoje, 5, com a chegada do primeiro navio com turistas, o Sirena, um dos mais luxuosos do mundo. O navio irá atracar no terminal de passageiros do Porto do Mucuripe nesta terça-feira. A estimativa é que, além desse, outros quatro navios desembarquem na capital até abril deste ano, totalizando 11 mil turistas, aponta a Companhia das Docas do Ceará.

Segundo o titular da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), Régis Medeiros, a chegada do navio Sirena marca uma nova fase no Porto de Fortaleza, após as obras de dragagem do berço de múltiplo uso (transporte de passageiros e de cargas) do terminal cearense. Ainda segundo o titular da Pasta, com a dragagem, o Porto se torna mais atraente aos olhos das gigantes do segmento de turismo de cruzeiros. A ideia que vem sendo trabalhada pela Setfor é que a Capital cearense seja porta de entrada e de saída desses cruzeiros. Assim, os turistas de cruzeiros - que hoje desembarcam na Capital e ficam apenas algumas horas - poderão ficar entre dois e três dias no Estado antes de retornarem aos seus destinos de origem.

Agora, os navios podem atracar diretamente no terminal e acredito que isso seja um novo pontapé para a gente ampliar o Ceará como rota de parada desses navios e, em um segundo momento, porta de entrada de 'travessia' dos navios, que é quando o Porto é porta de entrada e de saída”, detalha Régis Medeiros.

O primeiro navio de 2019 partiu de Miami, no dia 20 de janeiro deste ano, e passou por cidades como San Juan (Porto Rico), Saint John (Antigua), Bridgetown (Barbados) e Iles du Salut (Guiana Francesa). Ainda segundo a Companhia das Docas, 61% das cidades a serem visitadas pela embarcação estão no Brasil. O titular da Pasta também destacou que o Ceará conta com uma malha que oferece condição para o escoamento desses turistas. “Contamos, hoje, com uma malha muito robusta. Já fizemos contatos com empresas operadoras de navios de cruzeiros junto à Secretaria do Turismo do Estado (Setur) para trabalhar essa atração”, diz, acrescentando que Prefeitura e Governo estiveram reunidos com grandes players como a MSC, Pullmantur Cruises e Royal Caribbean.

 

Confira a data de chegada dos cruzeiros à Capital

1. Sirena: 5 de fevereiro de 2019

2. Royal Princess: 12 de fevereiro de 2019

3. Prinsendam: 3 de março de 2019

4. Veendam: 9 de março de 2019

5. Pacific Princess: 17 de abril de 2019