Nesta semana aconteceu a quarta edição do Encontros à Francesa, evento realizado pela Atout France, com patrocínio da Air France-KLM e Gol Linhas Aéreas, no hotel Gran Marquise, em Fortaleza. Essa foi a primeira vez que a capital cearense recebeu o maior evento de promoção de turismo francês no país. E a VemTambém esteve presente e conta os detalhes.

O pontapé inicial foi dado na noite de segunda-feira (24) com um Coquetel de Boa Vindas aos convidados, entre eles profissionais de turismo, fornecedores de produtos do país europeu, compradores do Brasil e imprensa.

Em seguida, os convidados participaram da sessão plenária que tinha como destaque o tema “Como vender melhor a França”. Foram apontadas as principais características do perfil do brasileiro que viaja ao país, com base num estudo feito pela Atout France, órgão de promoção do Turismo da França, onde foram coletadas 900 respostas, no mês de agosto. “Inspirar o cliente é fundamental e não há marketing sem segmentação”, afirmou a presidente da Atout France na América do Sul, Caroline Putnoki, sobre a estratégia de mercado.

De acordo com o estudo realizado, 43% dos turistas viajam em casal e 30% com suas famílias, onde a média de idade é 40 anos, mas o Turismo da França vai direcionar campanhas para atrair também pessoas mais jovens. Além disso, 62% são repeaters (viajantes frequentes), 43% da classe A e 80% vão a lazer.

Paris é unanimidade entre os brasileiros na hora de escolher o destino no país europeu, mais de 80% chegam e se alocam na cidade, que está na frente de outras regiões como Cote D'Azur e Châteaux de La Loire. Ainda durante a sessão plenária foram apresentados como potenciais destinos o Vale do Loire, famosa pelos seus castelos, Champagne, Bordeaux e região, além de Normandia, Provence e os Alpes. A meta do Turismo da França é atingir a marca de 100 milhões de turistas até 2020. No último ano, o país alcançou o número expressivo de 87 milhões de turistas e registrou 429 milhões de pernoites.

Após a sessão plenária, um jantar de gala em parceria com o Comitê Regional de Turismo de Centre-Val de Loire. Foram distribuídas taças temáticas aos convidados e todos brindaram em homenagem aos 500 anos da Renascença no destino, que serão comemorados em 2019 com uma programação cultural e artística.

 

Segundo Dia

O segundo dia do evento, realizado no hotel Gran Marquise, teve início com ateliers temáticos onde os participantes puderam montar seus próprios pacotes de acordo com os produtos e experiências de Bourgogne, Centre-Val de Loire e Taiti. Os melhores pacotes foram premiados ao final do evento.

Durante o dia houve Workshop com reuniões pré-agendadas com expositores do país europeu, e para fechar com chave de ouro os encontros, os convidados se deslocaram para a barraca de praia Vila Galé para a festa de encerramento onde foram premiados os melhores roteiros desenvolvidos durante os ateliers temáticos de Borgonha, Centre-Val de Loire e Taiti. 

 

Dicas de hospedagem e roteiro em Paris

No nosso portal VemTambém você encontra dicas de onde se hospedar em Paris https://bit.ly/2IlXEra e um roteiro incrível para você aproveitar da melhor forma a cidade da luz https://bit.ly/2IiDOwL.