Um roteiro de encher os olhos, com paisagens paradisíacas em meio à natureza, cachoeiras, mirantes, trilhas, flores, e muita beleza na charmosa Serra da Ibiapaba. Foi isso e muito mais que o grupo de influenciadores digitais, jornalistas e convidados vivenciaram durante os dias 4, 5 e 6 de setembro nesta região do Noroeste do Ceará. A jornada batizada de “Expedição VemTambém” teve como principal objetivo divulgar as belezas e atrativos turísticos da Rota dos Mirantes.

A concentração aconteceu na loja Ibyte, na Av. Dom Luiz, com direito a brindes e a presença do gerente da loja, Nelson Gurgel, que recebeu o grupo. Estava dada a largada para o início da expedição com a integração de todos os participantes, com o ônibus disponibilizado pela Ernanitur.

A primeira parada: Sobral, terra de grandes nomes da cultura brasileira como Renato Aragão, Tom Cavalcante, Belchior, dentre outros. Embora todos soubessem que é a cidade mais desenvolvida do Norte do estado, surpreendeu a grandeza de alguns empreendimentos, como a Sobral Gráfica , onde o diretor comercial, Fernando Hélio, explicou todos os processos da empresa, desde a produção, passando pelo atendimento até a finalização e entrega do produto.

Tudo feito com excelência e profissionalismo pelo equipe de quase 600 funcionários. Uma empresa com mais de 24 anos no mercado e que é referência em serviços gráficos no estado do Ceará e no Brasil todo. A Sobral Gráfica é, também, a responsável por fazer a impressão da revista VemTambém desde a primeira edição.

Dando continuidade a expedição, o grupo fez uma visita à Faculdade Luciano Feijão, onde o empresário Lúcio Feijão, apresentou o conceito de educação que a faculdade oferece aos seus alunos, além de mostrar a estrutura de suas instalações. O que chamou atenção foi o sistema de alarme instalado nos banheiros para os cadeirantes caso precisem de ajuda, o piso tátil em toda a faculdade, corrimão com legenda em braile e o sistema de vigilância com câmeras nas dependências e corredores. Uma instituição estruturada para ter mais segurança, conforto e, principalmente, acessibilidade.

Próxima cidade: Viçosa do Ceará. A expedição começou sua jornada conhecendo o primeiro templo religioso fundado no Ceará, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, um patrimônio histórico construído por índios e jesuítas entre os anos de 1691 e 1700. Um lugar repleto de história, onde foi possível conhecer todo o acervo móvel, os painéis pintados na capela-mor e o memorial do Padre Antônio Anchieta, um verdadeiro mergulho no passado da civilização da região da Ibiapaba. Contamos com o apoio da Prefeitura de Viçosa do Ceará que enxerga a importância de ações como essa da “VemTambém” para o desenvolvimento turístico da região. 
 

Mais à noite o grupo foi recepcionado em um jantar pra lá de charmoso e agradável pelo restaurante Vila Café, tudo preparado com dedicação pela nutricionista e dona do estabelecimento, Carla Roseanne que destacou“ O convite para participar dessa ação foi recebido com bastante alegria. Primeiro porque de alguma forma já é um reconhecimento para o trabalho que estamos desenvolvendo a nível de empresa. Além disso abre uma enorme porta de oportunidades para que a nossa região seja reconhecida e reconhece também todo o trabalho de organização do rota mirantes da Ibiapaba, que visa exatamente a visibilidade dos municípios como um todo”. E pra finalizar o primeiro dia, um merecido descanso no Sítio do Bosco, em Tianguá. 

No segundo dia, partimos de Tianguá para São Benedito, quase divisa com o Piauí. Com muitas riquezas naturais e uma história marcada por conflitos e disputas territoriais, a região abriga a maior fazenda produtora de rosas do Brasil que abastece as principais floriculturas do país. A visita foi guiada pelo gerente, Gustavo Franco, que contou para o grupo a história da empresa e explicou o processo de produção e tipos de rosas que a Reijers comercializa. Ainda em São Benedito, o grupo esteve no restaurante Café com Rosas para um almoço que contou com a presença dos empresários donos do local, George Antônio e sua esposa Flávia Melo, ambos falaram sobre a importância da ação da “VemTambém” para a região, “É impressionante como a indústria do turismo tem a capacidade de gerar emprego e renda, e esse tipo de iniciativa só tem a agregar a nossa região, a união das pessoas nesta rota fortalece o bastante o desenvolvimento local.”, pontuou George.


 

Dando continuidade à visita à Rota dos Mirantes, uma parada no Parque Nacional de Ubajara. Logo na entrada conhecemos o museu que conta a história do parque e de Ubajara. O guia turístico, Alex Lima, foi quem nos contou tudo. De lá, seguimos para o “mirante do Pendurado” que possui uma vista panorâmica da região que, se pudéssemos descrever, em uma palavra, seria: deslumbrante. O passeio continuou para a “cachoeira do Cafundó”. Andamos por cerca de três quilômetros, mas fomos recompensados, o lugar é fantástico. A água que cai forma uma bela piscina natural gelada. Aproveitamos para nos refrescar com um delicioso banho, além de apreciar a vista incrível lá de cima com o sol já se pondo.

 

Não poderíamos deixar de conhecer o famoso Mangaio Cultural, em Tianguá. Um local que possui espaço para os amantes da gastronomia e onde funciona também um estúdio de gravação e ensaio; cinema, biblioteca de consulta local; exibição de mostras fotográficas e gravuras; oficinas e workshops; ponto de encontro e convivência dos artistas; espaço de debate, etc. Tudo planejado para quem ama cultura. Ficamos impressionados com a estrutura, o atendimento e a atenção que o espaço deu a nossa expedição. Uma experiência incrível.

E assim encerramos a expedição VemTambém, com o sentimento de dever cumprido, mas com aquela vontade e certeza de voltar mais vezes a esse paraíso chamado Serra da Ibiapaba.

Parceiros

Essa expedição não seria possível sem o apoio das empresas: Ibyte, Ernanitur, Sebrae Ceará, Dibra, Faculdade Luciano Feijão, Sobral Gráfica e Coca-Cola.

Onde nos hospedamos e onde comemos

Durante nossa viagem uma parte do grupo ficou hospedado no Sítio do Bosco, em Tianguá. Um local perfeito para quem busca conforto e aventura, afinal, o espaço oferece chalés aconchegantes, camping, tendas para acampar, rapel, rampa de voo livre, parapente, trilhas, além de um mirante incrível. Outro hotel que nos hospedamos foi o hotel Muda, em Tianguá. Um local acolhedor e aconchegante com acesso fácil, localizado em um espaço verde e de  preservação. Próximo aos principais pontos turísticos da Serra da Ibiapaba, apenas a 17 Km de Ubajara e 28 Km da histórica cidade de Viçosa do Ceará.

Em Sobral, a nossa expedição teve o prazer de almoçar no Picanha e Cia que conta com um ambiente super agradável, uma linda vista para o rio Acaraú, e, claro, uma picanha deliciosa. Em Viçosa, o local escolhido foi o restaurante Vila Café, o ambiente perfeito para pedir uma massa. Uma dica: penne ao molho de queijos e espinafre. Estava maravilhoso!

Em Tianguá, visitamos o Mangaio Cultural. Um local perfeito para quem é apaixonado por cultura e gastronomia. A costelinha ao molho barbecue estava divina! E por fim, o Café com Rosas, em São Benedito. Um restaurante com ambiente sofisticado onde você desfruta de uma comida de primeira. A nossa dica é o salmão executivo e a sobremesa delícia de maracujá.