Já estamos esquentando os motores para o Fortal, um dos principais festivais de música do Brasil, que chega à 27ª edição, em 2018. Reconhecido por atrair multidões de todas as partes do País, a micareta reúne os astros do axé, do forró, do sertanejo e do funk, abrindo espaço ainda para a música eletrônica.

 

Comandando os tradicionais blocos que agitam o corredor da folia, passam pela festa, durante os dias 26 a 29 de julho, os veteranos Bell Marques, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Saulo, Durval Lelys, Banda Eva, Wesley Safadão, Rafa e Pipo Marques, Gabriel Diniz e os estreantes, Jonas Esticado e Harmonia do Samba.

 

Essa festa é aguardada durante o ano inteiro por milhares de foliões espalhados pelo Brasil e fora dele. È um dos eventos que mais movimenta o turismo na capital cearense, perdendo apenas para o Réveillon.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COM RESUMO DE CADA BLOCO:

BAGUNÇA: Destaque do primeiro dia no corredor da folia, o Bloco Bagunça em seu segundo ano na avenida levará o swing contagiante e a reconhecida energia do axé baiano com o grupo Harmonia do Samba, na noite de quinta-feira (26), para a Cidade Fortal. Sob comando de Xanddy, o bloco arrastará os foliões ao som dos hits que marcaram época nos anos 1990 e 2000 como “Agachadinho”, “Vem, Neném” e “Desafio”.

BLOCO EVA: Ainda na quinta-feira (26), as boas vibrações vão invadir toda a cidade Fortal com o Bloco Eva, que leva todo o carisma e o astral da banda homônima, comandada por Felipe Pezzoni. O cantor promete grandes novidades e fortes emoções na avenida.

VUMBORA: Reunindo duas fortes e diferentes gerações do axé e do próprio Fortal, o Bloco Vumbora fecha a primeira noite de evento, unindo a experiência e o talento incomparável de Bell Marques, e a animação e energia dos irmãos Rafa e Pipo, filhos de Bell, que comandam a terceira e última volta do trio na avenida.

SIRIGUELLA: Sinônimo de axé, a figura de Bell Marques também rima com energia e pique para curtir os quatro dias de Fortal ao som de um dos artistas mais requisitados do País. Se na quinta-feira de Fortal, o astro do axé agita a festa com seus filhos no Vumbora, de sexta-feira a domingo, ele comanda com maestria o Siriguella, bloco que embala o evento desde a sua primeira edição.

VAI SAFADÃO: Na sexta-feira (27), segundo dia de Fortal, é a vez do fenômeno WESLEY SAFADÃO fazer as honras do evento em sua terra natal e embalar a festa dos milhares de fãs que o aguardam no BLOCO VAI, SAFADÃO, com seu repertório recheado de hits. O bloco é um dos mais disputados do Cidade Fortal.

LARGADINHO: Mais uma vez, Claudia Leitte traz ao Fortal o carisma e a energia que encantam todo o País. Com público fiel em Fortaleza, que a acompanha na festa desde 2014, Claudinha traz, neste ano, um repertório descontraído e cheio de hits atuais como “Lacradora”, “Baldin de Gelo” e “This is My Carnaval”, canções que marcaram o Carnaval 2018 e a nova fase de sua carreira. A cantora leva seus sucessos e mostra toda sua versatilidade e desenvoltura nos palcos, na sexta-feira de Fortal (27).

EH LOCO (SÁBADO): No sábado de Fortal, o corredor da folia vai viver grandes emoções e saudar a energia positiva do axé ao som do Baiano Saulo. Com o repertório recheado de canções que passeiam do axé às letras cheias de emoção, ele agita o bando de “loucos”, como chama carinhosamente os foliões do bloco “Eh loco” com hits fieis a sua essência e aclamados pela crítica.

ME ABRAÇA: Artista que tem uma cadeira cativa no evento, Durval Lélys coleciona momentos marcantes e um público fiel que curte até o último minuto do bloco Me Abraça. Neste ano, o bloco segue proporcionando uma experiência ainda melhor ao público do sábado de Fortal, com a terceira volta embalada pela energia e a força musical da Banda Eva.

CORUJA: Depois de uma pausa por conta da gravidez de suas gêmeas, Ivete Sangalo voltou com tudo para o cenário musical e o público cearense não vê a hora de reencontrar a estrela no domingo de Fortal. Um dos maiores nomes da música nacional, Veveta traz toda a energia dos seus mais de 20 anos de carreira em uma apresentação de tirar o fôlego no trio elétrico do seu já tradicional Bloco Coruja.

EH LOCO (DOMINGO): A força de dois cantores que se consolidam como grandes nomes do forró no Brasil embala milhares de foliões no domingo de Fortal. Veterano no bloco, Gabriel Diniz comanda uma das voltas do Bloco Eh Loco com muito carisma e irreverência e os sucessos do seu último DVD “GD na Ilha”, gravado em Fernando de Noronha, como “Acabou/Acabou” e o mais recente “É bom demais Junior”. Quem anima a segunda volta é o estreante em trios do Fortal Jonas Esticado, cearense que ganha o Brasil inteiro com muito talento e sucessos que estão na boca do povo, como “Contrário” e “Moça do Espelho”.

 

CAMAROTE MUCURIPE

Um dos espaços mais prestigiados e disputados do Fortal, o Camarote Mucuripe conta com shows de grandes atrações exclusivas durante os quatro dias do evento, que acontece de 26 a 29 de julho, em Fortaleza.

Na quinta-feira (26), o palco do Camarote Mucuripe recebe a consagrada dupla sertaneja SIMONE E SIMARIA, que traz um repertório cheio de sucessos como “Regime Fechado” e “Ta Tu Tum”, música lançada em parceria com KEVINHO, um dos maiores astros do funk nacional e também atração confirmada da festa na mesma noite. Ainda na quinta-feira, o público poderá conferir duas estreias no Camarote Mucuripe: o paraibano ALDAIR PLAYBOY, cantor que estourou as paradas de sucesso com o hit “Amor Falso”, além do forrozeiro de destaque ERIC LAND.

Na sexta-feira (27), quem agita o espaço são os irmãos MATHEUS E KAUAN, que dão voz à canção “Ao Vivo E a Cores”, uma das músicas mais tocadas no Brasil, segundo a plataforma de streaming Spotify. A noite conta ainda com outra grande dupla, CLEBER E CAUAN, animando o camarote com hits como “Quase” e “Filha da Mãe”. O Camarote Mucuripe também terá espaço para a música eletrônica, com o DJ CAZUZO.

No sábado (28), o astro da música nacional LUAN SANTANA comanda o palco trazendo uma superprodução de luzes, sons e efeitos, além de sucessos atuais e dos seus 10 anos de carreira; seguido do cantor WALLAS ARRAIS, forrozeiro cearense que ganha cada vez mais espaço no cenário musical e que apresenta as músicas do recém-lançado DVD #WallasDeBoa; além da dupla sertaneja de Goiânia PEDRO E KAUAN.

No último dia de Fortal, domingo (29), o Camarote Mucuripe recebe uma seleção com grandes nomes do sertanejo atual: GUSTAVO MIOTO, jovem que desponta como um dos artistas mais ouvidos do País; FELIPE ARAÚJO, fenômeno que já acumula inúmeros fãs e diversos hits como “A Mala é Falsa” e “Amor da Sua Cama” na recente carreira; e a dupla PEDRO E BENÍCIO, cearenses que ganharam o Brasil com composições e parcerias de sucesso. O axé também é destaque da noite com a BANDA EVA, trazendo toda a vibe baiana comandada por Felipe Pezzoni.

 

PALCO AVENIDA

A folia durante os quatro dias de Fortal ​vai ​muito além ​dos blocos​ e camarotes! ​ Com uma megaestrutura montada na Cidade Fortal, neste ano, o evento traz uma programação especial para quem prefere curtir a festa na pista. Além de um amplo espaço para conferir livremente o desfile dos trios, o público poderá aproveitar, entre os intervalos dos blocos, as apresentações do Palco Avenida, que ​traz shows de grandes nomes da cena musical local e nacional.

Na quinta-feira (26), quem sobe ao palco é o cantor pernambucano RAPHAEL ALENCAR, que vem ganhando ​o público com seu sertanejo universitário e hits como “Gin”, “Se Bateu Saudade” e “Nosso amor valeu”, seguido pelo cantor e instrumentista PAULO CALADO, que conta com mais de 20 anos de carreira, sempre presente nos melhores eventos do estado, com seu estilo e repertório diversificado. Na sexta-feira (27), o swing de DENNY, ex-Timbalada, invade o Palco Avenida, embalando o público com muito axé. Em seguida, FABINHO VARELA assume o comando da festa, encerrando o segundo dia de programação na pista do Fortal 2018.

Já no sábado (28), é a vez dos inesquecíveis sucessos do grupo É O TCHAN, fenômeno do axé nos anos 90 e 2000, que continua arrastando multidões, ​colocar todo o público para dançar. A BANDA SALVE SIMPATIA também contribui com a animação da pista no terceiro dia de Fortal, apresentando seu som diferenciado que mescla variados estilos.

No domingo (29), encerrando a folia no Palco Avenida, IVO BROW e WELLINGTON HANSK agitam os foliões com muito axé, ritmo mais tradicional do evento.

 

ONDE COMER DURANTE A FESTA

Responsável por trazer a cultura dos food parks para o Norte e Nordeste, o LÁ FORA BRASIL marcará presença no FORTAL 2018. A operação será feita em um container cozinha e terá dois tipos de hambúrguer no cardápio: o tradicional cheeseburger e o sanduíche de costelinha, assinados pelo experiente chef Milton Vasques.

O food park do Fortal 2018 vai garantir que os foliões possam recarregar as energias durante os quatro dias de evento, prezando sempre pela segurança alimentar e atendimento eficiente ao público. Entre os operadores do espaço gastronômico também estão confirmados Coxinha Cream, Espetinho da Hora, Big Burger, Big Pastel, Driver Pizza, Beefs, Dog Zone, Food Lovers e Cantina Benevutti.

 

FORTAL SOLIDÁRIO

Visando colaborar com pessoas atendidas por instituições filantrópicas de Fortaleza, a Campanha Fortal Solidário, que é realizada pelo 7º ano consecutivo, arrecada doações com diversas ações dentro do evento, como o Fortal Games - que funciona como uma gincana entre foliões dos blocos para arrecadação de alimentos, leite e itens de higiene pessoal - e a Cortesia Solidária, que estimula doações de quem recebe cortesias. Além disso, vários artistas do evento doaram peças pessoais que serão leiloadas e o valor obtido com as vendas será destinado às instituições. Este ano, as entidades beneficiadas são Associação Peter Pan, o Instituto Caviver e o Lar Torres de Melo.

 

SERVIÇO FORTAL 2018

DATA: 26 a 29 de julho

LOCAL: Cidade Fortal - bairro Manoel Dias Branco (S/N).

VENDAS BLOCOS: Centrais do Fortal nos shoppings RioMar, North Shopping e Iguatemi

VENDAS CAMAROTE MUCURIPE: Lojas do Siriguella, Social Tickets (RioMar Papicu) e no site Efolia.

INFORMAÇÕES SOBRE PREÇOS E LOTES: (85) 3261.0783.