Fundado em 2019, o meuDNA é uma healthtech – do Grupo Mendelics – que oferece o teste genético mais avançado do Brasil e que pode ser feito por todas as pessoas que tenham interesse em autoconhecimento e cuidados com a saúde.
A empresa iniciou a venda do primeiro produto, o meuDNA Origens, na Black Friday de 2019. Atualmente, conta com mais de 130 colaboradores e um laboratório especializado em Sequenciamento de Nova Geração (NGS), que permite realizar centenas de milhares de análises ao mês, garantindo a maior capacidade de sequenciamento de DNA na América Latina.
O Origens identifica as variações genéticas espalhadas pelo DNA de cada pessoa e compara com as variações características de diferentes povos, catalogadas em um extenso banco de dados. No teste do meuDNA são consideradas 88 populações ao redor do mundo. É uma possibilidade do usuário experienciar a jornada do seu DNA, até oito gerações atrás, o equivalente aos bisavós dos tataravós. Os resultados também vêm acompanhados de informações sobre a história e cultura de cada povo.
Em junho de 2020, a empresa trouxe ao mercado o meuDNA Saúde, a análise de saúde mais avançada e útil para identificar predisposição a nove doenças hereditárias graves: cânceres de mama (feminino e masculino), ovário, próstata, colorretal, de pele melanoma e endométrio, além de doenças, como triglicerídeos altos, colesterol alto e doença de Wilson.
Com os testes, à venda pelo site meudna.com, o usuário recebe tudo para fazer a coleta de seu DNA em casa, pela saliva, com um cotonete especial. Após essas etapas, ele envia seu kit ao laboratório por correio. Em cerca de seis semanas, ele pode acessar seus resultados através do site.
Inteligência Artificial e bioinformática
Trinta anos após o início do Projeto Genoma Humano, o Sequenciador de Nova Geração (NGS) permite sequenciar bilhões de bases de DNA de cada vez. Os testes do meuDNA chegam ao laboratório especializado em NGS e o DNA é analisado através da tecnologia chamada Exoma, que faz um sequenciamento completo dos genes.
“Quanto mais a pessoa se conhece, melhor ela pode tomar importantes decisões. Nossa ideia é democratizar o acesso às informações genéticas”, explica Cesário Martins, executivo à frente do meuDNA. As informações genéticas podem ser muito úteis para o planejamento de exames preventivos e outras ações que aumentem a qualidade de vida.