No ano passado, um grupo de influenciadoras digitais, lideradas pela equipe da VemTambém, partiram numa aventura pelo litoral leste cearense em busca de autoconhecimento, troca de vivências e sororidade. Além disso, as convidadas também conheceram os melhores estabelecimentos e empresas daquela região. Um momento marcante desse projeto, intitulado de “Mulheres VemTambém” foi conhecer um dos mais importantes empreendimentos do Ceará, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
As convidadas tiveram a oportunidade de acompanhar as operações das placas de aço produzidas pela siderúrgica (CSP), além de conhecer os contêineres, navios atracados, maquinários e toda a infraestrutura do terminal, resultado dos investimentos do Governo do Ceará na última década. Uma experiência fantástica! Mas e você, conhece esse grande e importante empreendimento do nosso estado?
A Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP S/A que antes se denominava Companhia de Integração Portuária do Ceará – Cearáportos, é uma empresa de economia mista criada por meio de Decreto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e sancionada pela Lei n.º 12.536 /95, de 22 de dezembro de 1995, do Governo do Estado do Ceará.
O Terminal Portuário do Pecém é um elo na cadeia logística do transporte marítimo e tem como um de seus objetivos viabilizar a operação de atividades portuárias e industriais integradas, imprescindíveis ao desenvolvimento de um Complexo Industrial do Pecém, assumindo por isso as características de Porto Industrial. Ele é constituído de 03 (três) píers marítimos, sendo o primeiro:
(Píer 1) para granéis sólidos, líquidos e carga geral não conteinerizada, o segundo;
(Píer 2) para granéis líquidos e o terceiro (TMUT) para granel sólido, carga geral conteinerizada e não conteinerizada.
Considerado um dos grandes âncoras da economia do Ceará, o Porto do Pecém tem, ano após ano, aumentado seu faturamento. Em 2018, por exemplo, o Porto fechou o ano com novo recorde de movimentação. De janeiro a dezembro foram movimentadas mais de 17 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2017. Isso reflete diretamente no crescimento econômico do Estado e no aumento de empregos. Depois da parceria com o Porto de Roterdã (Holanda), no ano passado, o Porto do Pecém tem apresentado bons resultados no tocante a prospecção de negócios, além da busca constante de eficiência administrativa e melhoria de processos.
Agende uma visita
As visitas guiadas ao Porto do Pecém acontecem todas às terças e quintas-feiras e podem ser realizadas pela instituição responsável pela visita.
Requisitos:
– Idade mínima 14 anos
– Trajes: calça comprida e sapato fechado
– O Porto do Pecém não disponibiliza transporte
Para agendar a visita
Entrar em contato com a Cearáportos através dos telefone: (85) 3372.1506 ou e-mail:cearaportos@cearaportos.ce.gov.br.