A Imagem Brasil Galeria inicia 2021 com o lançamento de dois novos cursos gratuitos de fotografia. Todas as aulas serão ministradas no formato online seguindo as medidas de isolamento social. São seis horas de conteúdo para cada formação, divididas em quatro encontros, que acontecem entre os dias 20 e 30 de janeiro.
O curso Portfólio de artista será ministrado pela educadora e curadora mineira Janaína Melo e acontece a partir desta quarta-feira, 20. Já A imagem fotográfica no regime estético da arte contemporânea será com o artista visual e professor paraense Alexandre Sequeira e terá início nesta quinta-feira, 21.
As formações estão abertas ao público em geral, e os interessados podem se inscrever até o dia 19/01, às 12h, pelo site ou pelas redes sociais da Imagem Brasil Galeria. As formações, que acontecem virtualmente via Plataforma Zoom, integram projeto fomentado com recursos da Lei Aldir Blanc através da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza. As aulas serão transmitidas ao vivo e possibilitam momentos de interatividade de forma a promover uma experiência dinâmica de aprendizado.
PORTFÓLIO DE ARTISTA
Com Janaína Melo
Datas: 20/01, 23/01, 27/01 e 30/01/2021
Quartas-feiras, das 19h às 20h30
Sábados, das 10h30 às 12h
Como montar um portfólio? O curso, por meio da análise de exemplos, exercícios de edição de texto/imagem e leituras críticas, buscará construir um ambiente de discussão sobre pesquisas, projetos e produção de portfólios em artes visuais com os artistas e criadores participantes. O curso conta com o seguinte conteúdo: O que é portfólio: usos e funções; Relações texto e imagem: processos de edição para determinados fins; Leitura de portfólio: exercício de leitura coletiva a partir de exemplos previamente selecionados.
Janaina Melo é educadora e curadora, graduada em História-UFMG e pós-graduada em Pesquisa e ensino de arte contemporânea pela UEMG, com mais de 15 anos de atuação profissional em museus. Atuou como gestora cultural e coordenadora dos programas de educação em instituições como: Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte; Instituto Inhotim, em Brumadinho e Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro. Dentre suas curadorias recentes destaca-se: Faca Cega – Paulo Nazareth (MAP, BH); Meu mundo tem – Alexandre Sequeira (MAR, RJ) e Há escolas que são gaiolas há escolas que são asas (MAR, RJ).
A IMAGEM FOTOGRÁFICA NO REGIME ESTÉTICO DA ARTE CONTEMPORÂNEA
Com Alexandre Sequeira
Datas: 21/01, 22/01, 28/01 e 29/01/2021
Quintas e sextas-feiras, das 19h às 20h30
A partir de referências do campo teórico-crítico e da apreciação de algumas proposições artísticas, o curso busca promover um exercício de suspensão de determinadas ideias acerca do que uma fotografia deve ser ou significar. A intenção é refletir sobre quais impactos essas proposições podem desvendar em um mundo cada vez mais balizado por imagens.
Alexandre Sequeira é artista visual, doutor em Arte pela UFMG e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA. Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteridade social, tendo participado de encontros de fotografia, seminários e exposições no Brasil e exterior. Tem obras no acervo do Museu da UFPa, Espaço Cultural Casa das 11 Janelas; Coleção Pirelli/MASP, Museu de Arte do Rio/MAR, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Museu da Fotografia/CE e Coleção de Fotografia da Associação Brasileira de Arte Contemporânea/ABAC.
SOBRE A IMAGEM BRASIL GALERIA
A Imagem Brasil Galeria é um espaço em Fortaleza (CE) dedicado à Fotografia com proposta voltada para a difusão, circulação e reflexão teórico-prática em interação com outras linguagens. Desde novembro de 2014, vem oferecendo programação diversificada na busca de proporcionar novas experiências, tanto pelas ações que promove, como pela rede de parceiros que agrega. A Imagem Brasil Galeria considera fundamental exercer o papel social de um verdadeiro centro de artes, com foco não só na fruição, mas também incentivando o pensamento, a leitura crítica e a experimentação. Expõe trabalhos e projetos de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, artistas visuais, performers e ensaístas, tudo em um ambiente voltado para a criatividade.