O turismo doméstico é o primeiro a ganhar força após a crise causada pelo coronavírus e a reabertura do comércio. Para quem pretende voltar a viajar, é preciso estar de olhos atentos aos protocolos de segurança executados por hotéis e pousadas.
A pousada Jeribá, em Jericoacoara teve apoio da Consultoria Senac para implantação dos protocolos de prevenção a Covid-19. Segundo Raoni Baraldi, gerente da pousada, a nova realidade do turismo trouxe a necessidade de atualização, e é preciso buscar conhecimento.
Para a sua equipe, o desafio maior tem sido a adoção de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e o distanciamento social, “pois somos conhecidos por receber nossos hóspedes com calor humano e pelo tratamento acolhedor”, diz Raoni.
Implantação dos protocolos de prevenção a Covid-19
Como o serviço começou no período do isolamento social mais rígido, muitas empresas foram atendidas de forma remota. “Em um primeiro momento, realizamos reuniões virtuais para conhecer o formato de serviço adotado pelos nossos clientes. Eles disponibilizaram fotos e vídeos dos espaços, desde as unidades habitacionais – os quartos, restaurante, áreas de lazer e sociais do hotel”, lembra a coordenadora da Consultoria Senac, Geysa Grangeiro Câncio.
Após a análise da Consultoria Senac, há a elaboração e entrega um relatório com o diagnóstico para a empresa e o processo segue com as orientações de como implantar os procedimentos. Em paralelo, é realizado treinamento com a equipe sobre conduta pessoal, uso de EPI e distanciamento social. A consultoria finaliza com a entrega de um plano de prevenção, descrevendo todas as ações adotadas no combate à contaminação, ou seja, o protocolo da empresa em si.