Quem viaja sabe o quanto o ofício dos comissários de voos é necessário. Eles estão ali com a principal missão de cuidar da segurança, da tranquilidade e do conforto dos passageiros do transporte aéreo, bem como do restante da tripulação.
A profissão surgiu há 91 anos e hoje, no dia 31 de maio, é comemorado o Dia do Comissário de Bordo.
Mas você quem foi a primeira pessoa a entrar num avião com essa designação?
Foi em 1930, quando a aviação comercial começou, literalmente, a decolar, que a jovem enfermeira, Ellen Church, que tinha licença até para pilotar iniciou a função.
A jovem enfermeira obteve a licença para pilotar aviões e sonhava em ser piloto, porém, naquela época nenhuma cia aérea aceitava mulheres pilotando aeronaves. O amor pela aviação era tanta que Ellen convenceu a Steve Simpson, executivo da Boeing Air Transport (que se tornaria a United Airlines), que a empresa contratasse enfermeiras como comissárias de bordo, ajudando a acalmar e cuidar dos passageiros que tivessem medo de voar.
Ainda bem que ela teve essa ideia, né?
Ellen também conseguiu recrutar mais sete jovens para se juntar a ela e ficaram conhecidas como as oito originais.
Ellen Church, Jessie Carter, Cornelia Peterman, Inez Keller, Alva Johnson, Margaret Arnott, Ellis Crawford e Harriet Fry, fizeram seu primeiro voo, entre Oakland e Chicago, nos EUA, e assim surgiu a profissão de comissário de voo.