Mais de 1500 artesãos cearenses serão beneficiados nos meses junho e julho com doações do Programa Mais Nutrição e do Instituto Unibanco, para minimizar os danos causados pela Covid-19.
As entregas, realizadas pela Central de Artesanato do Ceará (CeArt), tiveram início na sexta-feira, 19 de junho, e incluem kits com produtos alimentícios e de higiene para oito regiões do estado. Ao todo, 26 toneladas de alimentos beneficiarão todos os grupos e associações credenciados ao equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).
“O segmento artesanal foi um dos setores afetados pela pandemia do novo coronavírus. São milhares de pessoas que dependem do trabalho desses profissionais, no qual, muitos, estão vivendo de doações para sobreviver. Por isso, estamos buscando sempre dar mais auxílio aos que mais necessitam”, reforça a primeira-dama do Estado, Onélia Santana.
Além das entidades credenciadas à CeArt, grupos vinculados ao Sindicato dos Artesãos Autônomos do Estado do Ceará e à Federação das Cooperativas e Associações dos Artesãos do Ceará também receberão as doações.
Nas próximas semanas, Sertão de Sobral, Vale do Curu, Serra de Ibiapaba, Cariri, Sertão Central, Vale do Jaguaribe, Crateús e Itaiçaba receberão as doações. Com essa ação, o Estado, em parceria com a sociedade civil, garante a ampliação do apoio dado aos artesãos cearenses neste período onde a solidariedade é essencial para enfrentar as dificuldades.