O Brasil teve mais dois geoparques reconhecidos internacionalmente. Os geoparques Seridó (RN) e Caminhos dos Cânions do Sul passaram a integram a Rede Global de Geoparques da Unesco que, até então, contava apenas com o Geoparque Araripe (CE) como representante brasileiro. O anúncio foi realizado na última semana, durante a 214ª sessão do Conselho Executivo da Unesco, que endossou ainda outros seis novos geoparques de outros países.
Agora, os três territórios brasileiros estão entre os 177 geoparques espalhados em 46 países do mundo que integram oficialmente o Programa Internacional de Geociências e Geoparques da organização. Ao conceder o título, a Unesco zela pela garantia da sustentabilidade, preservação e proteção ambiental dessas áreas, promovendo também o envolvimento dos moradores da região, além de ampliar a capacidade turística do local.
Outros dois geoparques também podem receber o título de Geoparque Mundial em breve. Em março deste ano, entraram para a lista de Geoparques aspirantes à ação da Unesco os territórios de Caçapava e Quarta Colônia, ambos localizados no Rio Grande do Sul, conforme informou o Ministério do Turismo.
SERIDÓ – O Geoparque Seridó compreende seis municípios do Rio Grande do Norte: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas, totalizando mais de 2,8 mil km² na Caatinga, bioma único no mundo. Em todo o seu território, o turista pode acompanhar diversas atividades que contemplam a cultura local, a história, a gastronomia e a natureza, além de materiais geológicos, como rochas metamórficas do período Paleoproterozoico, que datam até 2 bilhões de anos.
CAMINHOS DOS CÂNIONS DO SUL – Situado entre sete municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a região turística possui uma área de 2.830 quilômetros quadrados, que contempla patrimônios geológicos e paisagens de relevância geológica internacional. Além disso, o local abrange ecossistemas de destaque no Brasil e conta com um rico patrimônio cultural, representativo dos diferentes povos que moram naquela região. A expectativa é de que após a certificação do órgão, o local receba seis vezes mais turistas, saindo de 250 mil para cerca de 1,5 milhão de visitantes. Para a promoção da região turística, em 2021, o Ministério do Turismo investiu R$ 100 mil para a realização de uma campanha promocional a fim de dar mais visibilidade ao atrativo.
Evento da Unesco
No dia 21 de abril, a UNESCO apresentará os novos Geoparques em um evento digital de boas-vindas que pode ser acompanhado ao vivo pela internet, a partir das 9 horas, no canal do YouTube da Global Geoparks Network.