As obras de Anne Brunet, Ana Cristina Mendes, Cassiane Lopes, Juliana Azevedo, Suzane Farias e Celine Obeison ocuparão todos os salões da galeria em dezembro
A Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea apresenta no próximo dia 06 de dezembro a mostra Abrigo-Semente, que contempla seis exposições individuais para celebrar o encontro das artistas visuais Anne Brunet, Ana Cristina Mendes, Cassiane Lopes, Juliana Azevedo, Suzane Farias e Celine Obeison. Com visitação gratuita, a mostra ocupará todos os salões da galeria até o dia 03 de fevereiro de 2024.
São 36 obras de múltiplas linguagens, suportes e técnicas, desde colagens, esculturas, cerâmicas, acrílica sobre tela até técnicas místicas com um corpo vivo de cores puras e simbologias, somadas a poesias e objetos pessoais das artistas, que revelam a potência e o elo entre essas mulheres em seus momentos de vida e de arte traduzidos nestas duas palavras: abrigo e semente.
“É tempo de ressurgir, de dar espaço ao crescimento, de fazer brotar sentimentos e emoções, de abraçar a vida, seja ela qual for, com afeto, de se enraizar naquilo que acreditamos firmemente! Ter a arte como abrigo, como o ar que respiramos, como alimento, como proteção para nosso interior”, reflete Mariana Furlani, que faz a curadoria da mostra em conjunto com Ana Cristina Mendes.
“Estas duas pequenas e fortes palavras foram retiradas em meio a outras profundas palavras da poesia de Conceição Evaristo, EU- Mulher. A poesia dialoga com as obras dessas mulheres e de muitas outras, ajudando a nos entender, e nos reconhecer como mulher, complementa Mariana.
Eu-Mulher (Conceição Evaristo)
Uma gota de leite
me escorre entre os seios.
Uma mancha de sangue
me enfeita entre as pernas.
Meia palavra mordida
me foge da boca.
Vagos desejos insinuam esperanças.
Eu-mulher em rios vermelhos
inauguro a vida.
Em baixa voz
violento os tímpanos do mundo.
Antevejo.
Antecipo.
Antes-vivo
Antes – agora – o que há de vir.
Eu fêmea-matriz.
Eu força-motriz.
Eu-mulher
abrigo da semente
moto-contínuo
do mundo.
A mostra integra um ciclo de exposições com apresentação de novos artistas que se estenderá ao longo de 2024, reafirmando o compromisso da Galeria de revelar a produção artística cearense dentro de um panorama de nível nacional. “Acreditamos no valor da arte autoral de nossos artistas e entendemos que eles devem alcançar notoriedade em outras regiões. A ideia é que esses trabalhos saiam do Ceará para outras plataformas.”
MOSTRA ABRIGO- SEMENTE
Abertura: 6 de dezembro 2023, quarta-feira, às 18h
Período de visitação: 07 de dezembro a 02 de fevereiro de 2024
Local: Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea
Endereço: Rua Canuto de Aguiar, 1401, Meireles, Fortaleza (CE)
Telefones: 85 3242-2024 | 98894-1206 (whatsapp)
Horário de funcionamento: segunda a sexta: 10:00 – 19:00