Projeto BicicletArte, em parceria com a Unimed Fortaleza, inclui obras de 30 artistas, das quais 10 serão lançadas em passeio ciclístico em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, 25 de setembro
Uma mostra de artes visuais sobre rodas, é o que propõe o BicicletArte. Realizada pela Unimed Fortaleza em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, a iniciativa promoverá intervenções artísticas nas bicicletas e estações que compõem o sistema de mobilidade de Fortaleza, o Bicicletar. O projeto será lançado no domingo, 25 de setembro, em passeio ciclístico em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. Com concentração realizada a partir das 6h30, no Parque do Cocó, roteiro do circuito guiado percorrerá espaços públicos que contam com manifestações artísticas.
No evento, serão apresentadas as primeiras 10 obras do BicicletArte, com a presença dos artistas responsáveis pelas intervenções. Após o lançamento, as bicicletas pintadas serão disponibilizadas para uso da população por meio do app do Bicicletar. As outras 20 bicicletas pintadas pelos artistas selecionados no BicicletArte ficarão expostas no Museu da Imagem e do Som do Ceará, de 27 de setembro a 16 de outubro. Passado o período de exposição, o Sistema Bicicletar receberá as obras para a utilização de toda a população fortalezense, que poderá circular com as bicicletas pela cidade.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos Roberto Mota, “o Bicicletar é um sistema que já está inserido no dia-a-dia do fortalezense e a Prefeitura ficou feliz em apoiar esse projeto como importante veículo para levar arte para a população, aliando mobilidade urbana e cultura em favor da qualidade de vida”.
Participante do projeto, o artista Neto Sousa destaca a importância da ação para a cidade de Fortaleza. “O BicicletArte traz uma nova roupagem para o Bicicletar, que é um equipamento tão presente na vida da população,” afirma. Selecionado por meio de inscrição em edital e curadoria do coletivo fortalezense Acidum Project, ele comemora: “É muito gratificante para mim enquanto artista poder fazer parte dessa iniciativa”.
O BicicletArte é uma realização do Instituto Unimed Fortaleza e Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Unimed Fortaleza, apoio da Prefeitura de Fortaleza e da Serttel. A curadoria e avaliação técnica estão sob cuidados do Acidum Project e a produção pela Ato Marketing Cultural.
Passeio cultural
A programação que inicia às 6h30 com a concentração do passeio ciclístico, contará com um circuito guiado saindo do Parque do Cocó e percorrerá alguns espaços públicos, passando por manifestações artísticas. O evento também terá ponto de hidratação, atividades infantis e a apresentação das primeiras 10 obras do BicicletArte com a presença dos artistas responsáveis pelas intervenções artísticas.