Uma das cinco maiores capitais do Brasil, que chegou a ser líder na taxa de mortalidade pela Covid-19, já começa a descer do platô (o ponto mais alto do contágio). No último domingo, 7 de junho, Fortaleza comemorou um período de 24h sem internação de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Os números continuam altos, mas os hospitais deram a impressão de um ritmo reduzido de internações, confirmado por estudos e cientistas. Existe ainda um porém: os cuidados devem continuar. É necessário utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e permanecer em isolamento social, caso seja possível.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da capital, os casos já ascendem uma luz para os nativos e para os turistas que têm Fortaleza como seu destino pós-pandemia. Em 10 de maio eram registrados 2.139 casos em 24h. No dia 9 de junho foi de 569.
Este é um motivo para comemorar em casa. A VemTambém, assim como a Organização Mundial da Saúde, recomenda permanecer em casa e só sair em casos essenciais – sempre de máscara.