1 – The Crown
A série mais cara da Netflix conta a história da soberana do trono inglês, Elizabeth II, desde o seu nascimento. A primeira temporada rendeu elogios de público e crítica, assim como as demais (existem três temporadas disponíveis) Foi vencedora do Globo de Ouro de Melhor Série Dramática e também de Melhor Atriz em 2017 para Claire Foy e Olívia Colman em 2020. Ambas por sua interpretação da rainha em diferentes fases.
2 – Elizabeth
O impecável “Elizabeth” foi a consagração mundial da atriz Cate Blanchett. No longa, ela interpreta Elizabeth, a rainha protestante que herda o trono inglês da sua meia-irmã, a católica Mary. O filme impressiona por ser fiel a história da Rainha que lutou contra o papa e o patriarcado. Elizabeth nunca se casou e ficou conhecida como “The Virgin Queen”.
3 – A Rainha
Dizem que a própria Rainha Elizabeth se impressionou com a atuação de Helen Mirren. A atriz interpreta a soberana nos dias que sucedem a morte de Lady Di. O Ponto máximo do filme é o discurso que “a rainha” é obrigada a dar em rede nacional, sendo o segundo em seu reinado. Helen é claro, ganhou o Oscar de melhor atriz por esse papel.
4 – A Favorita
Uma obra de arte dirigida Yorgos Lanthimos. Na Inglaterra do século 18, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough, exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana. Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail, nova criada. “A Favorita” teve 10 indicações ao Oscar de 2018.
5 – Os Últimos Czares
The Last Czars é uma série de TV de seis partes em inglês que estreou no Netflix em 3 de julho de 2019. A trama gira em torno da família Romanov, a última família real da Rússia, uma mistura de papa, imperador e rei, que governou até a Revolução Russa finalmente depor o último czar Nicolau II, em 1917
6 – Reinado
Com uma linguagem pop e jovial, a série de 2015 tem quatro temporadas e conta a história da Rainha Mary Studart da Escócia e sua chegada ao poder. Com suas melhores amigas, Mary precisa sobreviver às intrigas, inimigos e forças obscuras que tomam conta da corte francesa.