Ter o passaporte carimbado pode ser nostálgico e satisfatório, mas para quem pretende entrar nos Estados Unidos pode se tornar um pouco frustrante. Mas calma: todo o processo se tornou on-line.
O país norte-americano tem digitalizado todo o processo e pode ser conferido na palma da sua mão por meio do registro eletrônico I-94 clicando aqui.
A medida, já em vigor há alguns meses, facilita a celeridade no processo de entrada/saída. O oficial responsável pode verificar seu status sem conferir nenhum carimbo, além de garantir a segurança internacional com o cruzamento de dados de forma instantânea entre aeroportos.
Outra novidade é que alguns aeroportos dos Estados Unidos possuem este sistema automatizado. Você, ao chegar, realiza o processo sozinho em um totem (sem contato humano que necessite “carimbar” seu documento).
Como verificar as saídas e entradas dos EUA?
O sistema é extenso, mas não é complexo. É necessário informar nome completo, número de passaporte, data de nascimento e nacionalidade.
O sistema deve exibir todo seu andamento de entradas e saídas, mesmo que você tenha trocado de passaporte ao longo do tempo.