As inscrições são limitadas e ocorrem por ordem de chegada
A Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes, localizada na rua Capitão Gustavo, 3552 – Joaquim Távora, realiza, de 16 a 19 de abril, a 1ª Semana da Voz. O evento tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde vocal. O evento ocorre em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril. A ocasião contará com uma programação gratuita diversificada, incluindo apresentações musicais, palestras, triagens perceptuais e auditivas gratuitas. No total, serão oferecidas 360 vagas. São 40 vagas para cada uma das 9 atividades. As inscrições ocorrem por ordem de chegada.
A programação educativa reunirá profissionais e entusiastas da música e da saúde vocal para celebrar e promover a importância da voz para a qualidade de vida. “A voz é uma ferramenta essencial para muitos profissionais e é indispensável cuidar dela. Com uma programação diversificada, buscamos promover a importância da saúde vocal e oferecer recursos para o cuidado preventivo. Esperamos que esta iniciativa ajude a comunidade a compreender e valorizar ainda mais a voz como instrumento de expressão e trabalho”, destaca Marta Carvalho, professora de canto popular e musicoterapeuta, coordenadora do evento.
O Dia Mundial da Voz foi instituído para chamar a atenção para a saúde vocal, especialmente para aqueles que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como professores, operadores de telemarketing, atores, cantores, profissionais do direito, locutores, entre outros. A Semana da Voz de Fortaleza busca promover a conscientização e a possibilidade de autoavaliação, incentivando as pessoas a buscar profissionais qualificados para diagnóstico precoce de doenças como o câncer de laringe e o câncer de pulmão.
O evento tem raízes históricas na cidade, que se destacou nacionalmente em 1999 com a Semana Nacional da Voz. Desde então, a campanha ganhou visibilidade internacional, sendo adotada por mais de 100 países como o Dia Mundial da Voz, oficialmente estabelecido pela Lei nº 11.704/2008.
A Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Complexo Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e a famosa mostra Salão de Abril.
Confira a programação:
Dia 16 (terça)
17h – Antonio Souza (Contratenor) – Recital de Canto Erudito com a participação do violonista Jeias Silvestre e do Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música de Fortaleza.
18h – Daniel Sombra (Tenor) e Rodrigo Castro (Violonista) – Recital “Seguidillas e Canções” – Canto Lírico e Violão. Participação especial do violonista Marco Fukuda.
Dia 17 (quarta)
14:30h – Patrícia Marin (Profª de Coro Infantil) – Palestra Cuidando das Vozes Infantis Ensaio aberto com o Coral Infantil do Centro Cultural da Tapera das Artes (convidado especial)
Dia 18 (quinta)
16h – Aparecida Silvino (Profª de Canto)
Interpretação da Música Brasileira – Cantando e Contando sobre a obra de Fausto Nilo – 80 anos.
Dia 19 (sexta)
9h – Leilane Albuquerque (Fonoaudióloga) – Palestra sobre Saúde da Voz.
10h às 12h – Iury Pinheiro – (Faculdade Anhanguera) – Avaliação Perceptual e auditiva individual para profissionais da voz.
14h – Dr. Tiago Zan (Otorrinolaringologista) – Palestra sobre Voz Artística – Bases da Longevidade
15h – Ari Sousa (Fonoaudiólogo) – Palestra sobre Terapia Vocal fonoaudiológica e Aula de Canto
16h – Glairton Santiago (Prof. de Canto) – Palestra sobre Canto e Emoções – aspectos fundamentais
Conheça os convidados:
Antônio Souza
Cantor lírico (contratenor) e popular, professor de canto e sócio proprietário do Plugar – Espaço Musical. É Licenciado em Música pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Música com ênfase em Performance Vocal pela Universidade do Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, onde obteve bolsa de estudos integral, ministrou disciplinas de canto e foi premiado pelo seu desempenho acadêmico.
Daniel Sombra e Rodrigo Castro
O tenor Daniel Sombra e o violonista Rodrigo Castro formam uma parceria com longeva atuação na música de concerto cearense. Dedicados principalmente ao repertório camerístico original para voz e violão, também trazem na bagagem transcrições de obras para outras formações, além de algumas maravilhas da música popular.
Patrícia Marin
Graduada em Piano e Licenciada em Música pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) em São Paulo e Especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro. Carrega em sua trajetória uma vasta experiência em Educação Musical na Educação Infantil e Ensino Fundamental, trabalhando em Escolas Públicas, Particulares e Projetos Sociais.
Aparecida Silvino
Cantora, compositora, regente de corais, arranjadora, preparadora vocal, pianista cearense, ganhadora de inúmeros festivais. Aparecida Silvino tem cinco trabalhos gravados, sendo o mais recente “Sinal de Cais”. Em novembro de 2016, Aparecida Silvino fundou o “Canto da Apá”, um espaço musical para desenvolver planos de aulas de canto individuais e Canto Coral.
Leilane Albuquerque
É formada em Fonoaudiologia pela Unifor (1990); Especialista na Área de Voz pelo Cefac-SP (1996); Com 30 anos de profissão, Leilane Albuquerque trabalha com atendimento de reabilitação e condicionamento vocal para profissionais da Voz Falada e Cantada na Clínica Centro de Otorrino.
Iury Pinheiro
Graduado em Fonoaudiologia pela Faculdade Pitágoras, em 2019. Especialista em Musicoterapia pela Faculdade FAMETRO – Faculdade Metropolitana, em 2020. Professor do Curso de Fonoaudiologia das Faculdades Anhanguera e Uninassau e atua como Fonoaudiólogo clínico na área de voz artística.
Dr. Tiago Zan
Otorrinolaringologista – CRM CE 10488. Graduação em Medicina – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP. Residência Médica em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial – Hospital de Base de São José do Rio Preto – FUNFAME/FAMERP. Título de Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial – Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial – ABORL-CCF.
Glairton Santiago
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher e da Criança – Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará – UFC. Musicoterapeuta clínico especialista em autismo. Formado em Análise do Comportamento Aplicada. Arteterapeuta clínico. Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua como professor de canto desde 2005.
Serviço
1ª Semana da Voz
Local: Escola Pública de Música de Fortaleza
Data: 16 a 19 de abril
Endereço: Rua Capitão Gustavo, 3552 – Joaquim Távora
Inscrições: 360 vagas, sendo 40 vagas para cada uma das 9 atividades. As inscrições ocorrem por ordem de chegada.