O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completa, no próximo dia 28 de abril, 25 anos de atuação em prol da cidadania cultural, democratizando o acesso à arte e à cultura. Após um quarto de século, mantém-se um dos maiores complexos culturais do país, cartão-postal reconhecido nacionalmente para além de sua arquitetura, mas, fundamentalmente, pela relevância na economia da Cultura, no calendário cultural da cidade e na memória afetiva de quem mora em Fortaleza ou visita a cidade. Maduro como quem carrega um saber ancestral que guia as suas matrizes de liberdade e resistência, o Dragão segue imponente e vital, com a experiência e a segurança de quem sabe aonde quer chegar, sem perder o frescor, a jovialidade enérgica de quem experimenta e se reinventa. Pioneiro, segue descortinando possibilidades, inspiração para novos projetos e espaços que se multiplicam e engrandecem a Cultura feita pelo e para nosso maior patrimônio: as pessoas.
Para celebrar essa bonita e desafiadora trajetória, o complexo cultural convida o público a um grande brinde coletivo com uma extensa programação especial. Pré-estreia e mostra de cinema, ações educativas nos Museus, sessões gratuitas no Planetário, apresentações teatrais e musicais, feirinhas e ações de cidadania cultural compõem a agenda comemorativa entre os dias 24 e 30 de abril, e que este ano homenageia Mário Gomes, o “Poeta Descomunal”, que fez do Centro Dragão do Mar lugar de morada improvisada nos seus últimos dias de vida, encantamento que este ano completará 10 anos.
Para as programações realizadas no Anfiteatro Sérgio Motta e na Praça Verde, o acesso se dará mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal). A iniciativa integra a Campanha Ingresso Solidário. O montante coletado será destinado à Unidade Central do Programa Ceará Sem Fome para a confecção de cestas básicas, a serem encaminhadas às entidades credenciadas pelo programa, mediante edital permanente.