Por Karime Loureiro, colunista VemTambém
Você sabia que no primeiro domingo do mês de junho é comemorado o Dia Nacional do Vinho? A data foi criada para enaltecer a produção brasileira. O projeto de lei que institucionalizou o dia nacional do vinho é de 2008, mas só em 2017 o projeto foi aprovado e desde então comemoramos a data!
Que tal saber algumas curiosidades sobre essa bebida? Já aproveita e manda para os amigos que também gostam da bebida de Dionísio!
Segurar a taça de vinho de forma correta não é frescura!
Quando você segura a taça se vinho pelo bojo:
- Você deixa marcas de dedos no vidro, dificultando a análise visual da bebida;
- Você aproxima muito a mão do nariz , o que, cujo cheiro interfere na hora de sentir os aromas do vinho;
- Altera a temperatura da bebida;
- Dificulta a inclinação da taça no momento da análise visual;
- Ah… Sem contar que dificulta o brinde, não é?
- Segure pela haste ou, se preferir, pela sua base.
Vinho Verde não é verde!
O nome não faz referência à coloração da bebida, mas à localização onde é produzida. Este tipo de vinho é feito exclusivamente na região demarcada dos Vinhos Verdes, na província do Minho, no noroeste de Portugal.
Em sua maioria brancos, também podem ser encontrados rosés, tintos ou espumantes.
Nem sempre as mulheres puderam beber vinho…
Na antiguidade era proibido para as mulheres o consumo do vinho. Nos tempos do Império Romano, se uma mulher fosse flagrada bebendo vinho, poderia até perder a vida.
Envelhecer é diferente de amadurecer
É muito comum confundir o significado destes verbos no mundo dos vinhos. Na realidade, eles passam por amadurecimento quando ainda estão nos barris de carvalho ou nas cubas de aço inoxidável. Deste modo, somente quando estão nas garrafas é que envelhecem.
Não quer errar? Escolha espumante!
Engana-se quem acredita que os tintos encorpados são a melhor opção no quesito harmonização. Os espumantes são vinhos mais versáteis que existem no universo, são “gastronômicos”; ou seja, caem bem com a comida! Contêm gás carbônico, são mais digestivos e versáteis em qualquer refeição do dia a dia. Além disso, há ampla variedade dessas bebidas, indo desde as opções Nature e Extra Brut, com pouquíssimo açúcar, até o Moscatel, com mais de 45 gramas de açúcar em cada garrafa.
Ou seja, espumante é vida!