A Dinamarca, na Europa, anunciou o fim da pandemia de Covid-19 em seu território. O país rebaixou a doença para uma “doença socialmente crítica”, onde não é mais preciso apresentar testes para entrada se estiver com vacinado com qualquer imunizante aprovado pela Organização Mundial da Saúde. 81,1% dos dinamarqueses já foram completamente vacinados.
Mesmo com as variantes aumentando pelo mundo afora – principalmente os casos da ômicron – o destino tem uma queda no número de internações por casos graves, principalmente pelo alto índice de vacinação.
Logo, o uso da máscara não é mais obrigatório em bares, restaurantes, lojas e transporte público. A recomendação permanece em hospitais, clínicas e casas de repouso.
Confira a lista de vacinas aprovadas na Dinamarca:
- Pfizer/BioNTech
- Moderna
- AstraZeneca (inclusive Covishield)
- Janssen
- Covaxin
- Sinovac (Coronavac)
- Sinopharm
Quem se vacinou com algum destes imunizantes há até 270 dias da segunda dose, ou 284 dias da dose única, não precisam apresentar testes negativos. Basta apresentar o comprovante.
Quem não for vacinado e puder comprovar que foi infectado – entre 11 dias e 180 dias (com exame RT-PCR) – também pode entrar.
Já quem não estiver vacinado ou não tenha sido infectado, deve apresentar teste antígeno ou RT-PCR negativo realizado 1 dia antes de entrar, fazer uma quarentena de 10 dias e um novo teste 24h após chegar na Dinamarca.