“Samba: negro, forte, destemido”. É assim que o sambista Nelson Sargento canta na canção “Agoniza, mas não morre”. E é assim que deve ser reconhecida a expressão cultural. Desde 1964, a data de 02 de dezembro é reservada para celebrar o Dia do Samba, quando diversas festas se espalham pelo País.
Na capital cearense, a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) irá promover uma grande celebração no sábado (03/12): Samba no Mercado. Uma roda de samba irá se formar no tradicional Mercado dos Pinhões, de 14h às 22h, ancorada pelos grupos Samba Delas, DTF e Luiz José, que levarão diversos convidados e seus variados repertórios. O acesso ao evento é aberto e gratuito.
Músico, arranjador e compositor, Luiz José é o produtor do evento e reforça que tudo foi pensado para ser uma homenagem aos músicos da Capital, incluindo nomes que partiram recentemente, como Tarcísio Sardinha, Luizinho Duarte e Michele Militão. Ele informa ainda que diversos nomes estão confirmados para a roda: Micaela, Patrícia Trajano, Marilene Sales, Munique Mendes, Vick, Marcelo 21, Samya Kassia, Sambabau, Gadelha, Carlinhos Palhano, Camila Barros, Felipe Araújo, Paulinho Trajano, Gabi Nunes, Kildare Ferreira.
“Será um encontro de gerações e repertórios. A comemoração acontece em um espaço que é parte da memória afetiva de Fortaleza, dos Carnavais, dos sambas e de significativas apresentações culturais, que é o Mercado dos Pinhões”, comenta.
Serviço
Samba no Mercado
Data: sábado (03/12)
Hora: de 14h às 22h
Local: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, s/n – Centro)
Atrações: grupos Samba Delas, DTF, Luiz José e convidados