O termo ‘Zona Azul’ começou a ser aplicado há 20 anos, em 2004, e faz referência a países com alta longevidade. Os moradores destes locais podem chegar a 100 anos de idade – e há uma especulação acerca do que faz isso acontecer, incluindo a alimentação, prática de exercícios suaves, cuidados com a saúde mental, entre outros.
A partir dos estudos de Dan Buettner, um pesquisador norte-americano, são cinco zonas azuis espalhadas pelo mundo. Confira, logo abaixo, quais são elas e as imagens dos destinos.
Icária – Grécia
No destino, os moradores dormem tarde e acordam tarde. A dieta, mediterrânea, privilegia grãos, legumes, frutas, peixes, azeite, leite de cabra e vinho. Além disso, há o senso de comunidade.
Okinawa – Japão
A população de Okinawa trabalha na prevenção do que no tratamento de doenças. Sua dieta inclui chás, vegetais, proteínas de soja e cogumelos. Os moradores levam amigos/preservam suas amizades por toda a vida.
Sardenha – Itália
Os italianos de Sardenha, quando envelhecem, não se aposentam: mudam de emprego. Os mais velhos são cuidados pelas famílias. Os sustentos vêm dos cultivos da agricultura; sua dieta é baseada em pães, leite de cabra, vinho da região e vegetais sazonais.
Loma Linda – Estados Unidos
O destino de Loma Linda, na Califórnia, detém moradores que levam a fé e espiritualidade muito a sério. Eles costumam encerrar as atividades no pôr do sol de sexta-feira e só retornam ao próximo escurecer de sábado. Neste período dão uma pausa no estresses e outros problemas. Há um encorajamento na ingestão de água e o tabagismo e álcool é estritamente não recomendado.
Nicoya – Costa Rica
Em Nicoya, os moradores levam a vida com pouco estresse e bons descansos. Eles começam o dia antes do amanhecer com uma xícara de café com açúcar e encerram as atividades por volta das 14h, quando o calor fica intenso no destino. Sua dieta é baseada em ilho nixtamalizado (banhado em água com cal), o que confere ao vegetal altos níveis de cálcio. A água deles também carrega mais minerais do que qualquer outro lugar da Costa Rica, um benefício para coração e ossos.