Graças ao notório talento de Joshua Beckford, ele é reconhecido em mais de 90 países por suas incríveis capacidades intelectuais. Com apenas 14 anos e com diagnóstico de autismo desde a primeira infância, Joshua quebra regras lineares de aprendizado e é a pessoa mais jovem a estudar na Universidade de Oxford, tendo realizado esse feito aos seis anos.
O seu incrível talento e suas avançadas habilidades lhe permitiram ganhar prêmios como National Diversity Awards.
Todo esse talento ainda rendeu muitas outras conquistas pessoais, como o certificado de excelência após obter distinções em todos os cursos do qual fazia parte, diretamente de uma plataforma on-line para crianças superdotadas que a universidade mantém.
Tendo autismo de alto funcionamento, ele tem mais facilidade de interagir com pessoas. Entretanto, seu pai explica algumas limitações: “Ele não gosta de barulhos altos, sempre anda na pontas dos pés e sempre come no mesmo prato, usando os mesmos talheres e bebe na mesma xícara”, completa o pai.
Joshua gosta muito de falar sobre anatomia e foi convidado para realizar inúmeras palestras, além de ter discursado para 3 mil pessoas em uma TEDx Talk. “Eu quero salvar a terra. Quero mudar o mundo e mudar as ideias das pessoas para fazer as coisas certas na Terra”. Essa sempre é a resposta do garoto de 14 anos ao ser questionado sobre seu futuro.
Com o sonho de ser neurocirurgião, Joshua é descrito como “um dos meninos mais brilhantes do mundo”. Seu nome está entre as 30 pessoas com autismo mais notáveis do mundo. “Quero mais acessibilidade para populações mais carentes”, completa Joshua.
Joshua estuda História e Filosofia em aulas especiais de Oxford e faz parte de um grupo de estudo sobre a Peste Bubônica.