Jill nasceu em Nova Jersey e teve uma infância feliz ao lado das quatro irmãs mais novas, da mãe dona da casa e do pai bancário. Depois do ensino médio, chegou a cursar Moda, mas desistiu para se graduar em Inglês. Na época, conheceu e se casou com seu primeiro marido, Bill Stevenson, de quem se divorciou em meados de 1975.
Logo após o caso, seu trabalho com moda lhe rendeu alguns trabalhos como modelo (título que ela nega); “Eu sou modelo, devo ter feito 5 trabalhos”, diz ela, mas foi em um desses que o então jovem Bill se encantou por ela.
O atual presidente fez de tudo para conseguir o telefone da amada; e conseguiu finalmente com a ajuda do irmão. Joe e Jill se casaram em dois anos, 1977, ele viúvo com dois filhos e ela apaixonada e disposta a ajudá-lo a criar as crianças. A filha do casal, Ashley Blazer, só nasceu em 1981, quatro anos depois do casamento.
Jill seguiu sua sua carreira como professora substituta em escolas públicas locais e em um hospital psiquiátrico. Mais tarde, ela fez dois mestrados. Afirma que ser professora é o que mais ama: “Ensinar é o que eu sou”.
O período da campanha de Joe Biden para a presidência foi o único em que ela parou de lecionar, mas já afirmou que pretende voltar em breve.
Bravo!