Visitamos a cidade de Holambra – a Holanda brasileira -, no interior de São Paulo, e trouxemos várias dicas para compartilhar com nossos leitores!
O município da microrregião de Campinas, localizada a 130 km da capital paulista, recebeu esse nome por meio da junção de Holanda, Brasil e América. Não é só o nome que lembra o país europeu, o município de Holambra recebeu muitas influências dos holandeses.
Holambra foi declarada estância turística em 1998 e ficou conhecida como Cidade das Flores por seus belos campos de produção de flores e plantas ornamentais e também pela maior exposição do gênero da América Latina, a Expoflora. A exposição de flores e plantas conta com a apresentação do cultivo de mais de 300 produtores locais, danças, comidas e bebidas típicas da imigração holandesa, mostras de paisagismos e jardinagem e, também, a muito esperada chuva de pétalas quando são despejados aproximadamente 150 quilos de pétalas de rosas sobre os visitantes com o auxílio um helicóptero. A chuva de pétalas acontece uma vez em todos os dias de evento com horário pré-agendado. A Expoflora acontece uma vez por ano entre os meses de agosto e setembro (Em 2018, o evento já tem data: 24\08 a 23\09).
Além da feira, há pontos bastante interessantes para visitação. Os que recomendamos são:
– Moinho Povos UnidosMoinho de vento construído em 2008 para celebrar os 60 anos da imigração holandesa. Considerado o maior moinho de grãos da América latina, tem 38 metros de altura e cinco andares abertos para visitação. Funcionamento de terça a domingo de 9h30 às 18h. A entrada no moinho custa R$ 15.
– Deck do AmorInspirado na tradição parisiense, Holambra tem um espaço bastante romântico chamado Deck do Amor. Ele está situado entre a Alameda Maurício de Nassau e lago Vitória Régia. A atração chama muita atenção dos casais apaixonados, mas mesmo sozinho, vale a visita.
– Confeitaria tradicional Holandesa – Zoet en Zout (salgados e doces em holandês)A pausa dos passeios já tem local certo! Às margens do lago Vitória Regis você pode conferir deliciosos cafés ou sorvetes na tradicional confeitaria Zoet en Zout, com seus típicos doces holandeses. O espaço funciona todos os dias de 9h às 18h.
– Campos de CultivoOs campos de cultivo contam com flores de diversos tamanhos, cores e variedades. Visitados durante o ano todo em passeios agendados e guiados.
– Museu histórico cultural de HolambraNo museu da para conhecer a história da imigração e colonização dos holandeses que vieram para a região no período da 2ª Guerra Mundial. O acervo conta com fotos e utensílios utilizados pelos imigrantes. Ao ar livre têm maquinários antigos e réplicas de casas mobiliadas no estilo da época. A visitação é obrigatória. O horário de funcionamento é aos sábados, domingos e feriados de 10h30 às 16h30.
– Rua Dória Vasconcelos Essa é a rua mais charmosa da cidade, localizada no centro com um linda arquitetura holandesa, lojas de souvenirs, cafés e restaurantes. Vale a parada na confeitaria Martin Holandesa, restaurante de cardápio repleto de deliciosos pratos típicos da culinária europeia, ambiente interno e externo com lindo paisagismo. (A loja conta com estacionamento próprio ao lado). Funciona todos os dias de 9h às 23h.